50 mulheres iniciam curso básico de Corte e Costura ofertado pela Prefeitura de Três Barras

Teve início, nessa semana, o novo curso básico de Corte e Costura promovido pela Prefeitura de Três Barras, por meio da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, através de parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/SC).

“Estamos dando continuidade ao processo de qualificação profissional de mulheres, iniciado ano passado, e que tem sequência agora com um terceiro curso nessa área que, inclusive, já contratou profissionais recém formadas”, informou a secretária Samira Mussi.

A capacitação, desta vez, terá uma carga horária de 60 horas e está sendo ministrada pelas professoras Giliane Nara Seidel e Celma Adriana Perizzolo Weissheimer.

As 50 mulheres inscritas foram divididas em duas turmas com 25 alunas cada: as aulas serão realizadas as segundas, quartas e sextas-feiras à tarde; e também toda terça e quinta-feira à noite, no espaço que fica em anexo à Casa da Cidadania, no bairro João Paulo II.

A prefeita interina, Ana Claudia da Silveira Quege, deu boas-vindas às participantes na noite de terça-feira, 16, e acompanhou parte da aula inaugural.

Na oportunidade, ela disse que o município vem buscando, através da qualificação, formar profissionais preparadas para atuarem no mercado de trabalho cada vez mais competitivo, ou para também trabalharem de maneira autônoma como empreendedoras.

“Além de oportunizar o aprendizado de uma nova profissão, ou o aperfeiçoamento na área de corte e costura para algumas delas, estamos também incentivando o empoderamento e desenvolvendo a autoestima”, enfatizou.

Das 35 mulheres formadas no último mês de abril, no curso de Operador de Máquina de Costura, também ofertado por meio de parceria entre a Prefeitura de Três Barras e o Senai, 30 foram contratadas de imediato por empresa do ramo de confecção que iniciou suas atividades nesse mês de maio, no distrito de São Cristóvão.

“Estamos abrindo essas novas turmas até porque essa empresa pretende, até o final deste ano, chegar a 70 colaboradores e a 120 no final de 2024. Então, como há essa expectativa de termos mais mão de obra qualificada, estamos nos antecipando preparando novas profissionais”, explicou a prefeita.