2021: PREFEITURA EM AÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

O município de Três Barras retomou a parceria técnica com o Sebrae/SC através do programa Cidade Empreendedora, que engloba ações para melhorar a eficiência dos serviços oferecidos pela administração municipal e apoiar os micro e pequenos empresários e os futuros empreendedores. Uma das principais ações foi a criação da Sala do Empreendedor, espaço destinado a incentivar o empreendedorismo e prestar suporte para os empreendedores locais.

Também dentro do Programa Cidade Empreendedora, houve a implantação da solução ELO – Alinhando Produção Agrícola Familiar e Consumo de Alimentos no Território, em Três Barras. O serviço oferece consultoria e treinamento para alinhamento da produção e consumo de alimentos no município. O projeto propõe a conexão direta de compradores públicos e privados com agricultores familiares e cooperativas por meio de contrato regular de fornecimento, além de mecanismos que controlem e monitorem a eficiência dos processos de elaboração de cardápios, aquisição de alimentos e gestão dos resíduos dos refeitórios.

Após totalmente implantado, o projeto proporcionará economia aos compradores públicos e privados, já que os desperdícios e perdas com a compra direta da agricultura familiar diminuem. Além disso, a conexão direta entre produtores e compradores por meio de contrato regular de fornecimento proporciona encurtamento de rotas e diminuição de custos de frete.

Outras ações

O Programa Cidade Empreendedora contempla, também, a instalação do pacote avançado de Desenvolvimento para o Artesanato, estrategicamente pensado para abranger os conceitos essenciais de marketing: produto, preço, praça e promoção, começando pelo entendimento sobre o público e mercado-alvo dos artesãos e criativos a serem atendidos pelo projeto.

O objetivo do pacote é aliar o potencial inovador, a imaginação e a capacidade intelectual de artesãos e criativos aos processos do design para a criação de novos produtos. Eles terão acesso a conhecimento “que pode ser replicado em suas futuras criações, na precificação e num novo posicionamento em seu mercado, promovendo o aumento da sua renda e autoestima”, conforme explicações das consultoras Bárbara Wagner e Michele Latorga, responsáveis pela implantação do pacote.

Outro eixo do Cidade Empreendedora é a Educação Empreendedora, com o objetivo de incentivar o empreendedorismo entre crianças e adolescentes. Neste eixo, o município tem à sua disposição um conjunto de soluções digitais como oficinas, cursos e jogos digitais para alunos e professores. Três Barras contratou seis oficinas, que compreendem diversos aspectos do empreendedorismo.

A preocupação com o crescimento econômico atrelado ao meio ambiente motivou a contratação da solução “Planejamento ambiental e políticas públicas para o meio ambiente e desenvolvimento sustentável”, que está sendo conduzida pelas consultoras do Sebrae/SC, Jaqueline Isabel de Souza e Thays Saretta Sulzbach.

A ação tem diversas etapas previstas: primeiro, o plano de trabalho, que consiste no mapeamento de stakeholders (partes interessadas e que serão impactadas) e de planos de políticas existentes; depois será feito o mapeamento de base de dados necessário, elaboração e complementação dos dados, elaboração de minuta de checklist para revisão no planejamento. Posteriormente, vem a validação junto aos gestores municipais. O objetivo é chegar a políticas públicas que incentivem o crescimento econômico sem negligenciar os cuidados com o meio ambiente.

Segundo o Gerente Regional Norte do Sebrae/SC, Jaime A. Dias Júnior, as ações realizadas durante o ano de 2021 visam o desenvolvimento econômico do município através da capacitação de seus empreendedores. “A parceria entre Prefeitura e Sebrae/SC já está rendendo, e ainda vai render ótimos frutos para Três Barras e seus moradores”, fala.