Moradores do loteamento Adão Santarém, no distrito de São Cristóvão, em Três Barras, receberam títulos de propriedades definitivos na noite desta terça-feira, 11.
A entrega das matrículas a 41 famílias ocorreu através do programa de regularização fundiária Papel Passado, desenvolvido por meio de parceria entre o município e o Ministério das Cidades do Governo Federal, com interveniência da Caixa Econômica Federal.
Os documentos foram entregues durante ação da Prefeitura, por meio da secretaria municipal de Habitação, e contou com a presença da prefeita interina Ana Claudia da Silveira Quege, que afirmou que o título definitivo traz segurança jurídica e dignidade aos cidadãos.
“Não há preço que pague a certeza de que a propriedade que a pessoa mora é sua de fato e de direito”, disse.
Na ocasião, a prefeita assinou ordem de serviço para a realização de melhorias na infraestrutura do loteamento. Entre os serviços que serão realizados estão a execução do sistema de drenagem pluvial, com a colocação de tubos em concreto com diâmetros entre 80 e 100 centímetros numa extensão linear de 900 metros, construção de redes transversais e bocas de bolo; o assentamento de meios-fios em concreto pré-moldado numa extensão linear de 675 metros; serviços de regularização de pista numa extensão aproximada de 5.400 metros quadrados; e serviços de base com a colocação e compactação de pedra brita graduada numa extensão linear de 650 metros em ruas da localidade. O investimento da Prefeitura será de R$ 220 mil.
“Enfim estaremos colocando fim ao esgoto que corre a céu aberto no loteamento”, garantiu a prefeita.
Uma das primeiras moradoras do Loteamento Adão Santarém, a aposentada Maria Ivone Cararo de Lima celebrou a conquista. “É um sonho realizado”, falou. Ela, que reside no local há mais de 40 anos, disse ter acompanhado a evolução do loteamento. “Cheguei aqui quando ainda nem existia rua, só tinha uns carreiros”, relembrou.
O morador Ademir José Soares também foi um dos contemplados com a matrícula do seu imóvel. “Estava esperando por isso há 39 anos”, afirmou ele ao receber a escritura das mãos da prefeita Ana Claudia.
A solenidade, realizada no ginásio de esportes da Extensão da Escola Básica Municipal João Pacheco de Miranda Lima, foi acompanhada por secretários e servidores públicos municipais, vereadores e convidados.
Idealizador do programa no município, o ex-prefeito Elói José Quege ressaltou que a espera pelo documento valeu a pena. “A alegria de vocês também é minha”, frisou. Segundo ele, agora com a posse das escrituras, os moradores poderão buscar, junto às instituições financeiras, linhas de financiamento para construir, ampliar ou reformar seus imóveis.
O secretário de Habitação, Edson Shimoguiri, destacou o esforço e empenho da equipe técnica da Prefeitura para que “os sonhos dos moradores se tornassem realidade no dia de hoje”.
Já o presidente da Câmara, vereador Abrahão Mussi, parabenizou os moradores do loteamento pela conquista das escrituras de seus imóveis, reforçando também a importância do trabalho conjunto entre os poderes executivo e legislativo municipal para que obras, serviços e ações possam ser ofertados à população.