A presença de três carretas do projeto Vida Marinha trouxe novidades para os estudantes da rede municipal de ensino de Três Barras, que tiveram a oportunidade de conhecer de perto os animais que vivem no fundo do mar.
Realizada desde o ano de 2000 com o objetivo de ensinar e sensibilizar crianças e adolescentes sobre a necessidade de se preservar o meio ambiente, em especial, os biomas aquáticos, a atividade percorreu os centros de educação infantil e escolas de ensino fundamental da cidade e do interior.
A iniciativa da Prefeitura, por meio da secretaria municipal de Educação, recebeu aproximadamente 3.200 alunos nos dias 30 de junho e 03, 04 e 05 de julho, além de professores e colaboradores das unidades escolares.
“Essa atividade veio para complementar, em parte, aquilo que já trabalhamos nas escolas do município por meio do projeto ´Fortalecendo a base”, e que em sua grade possui o componente curricular intitulado como ´Aprendendo com o meio ambiente`. Com toda certeza, o projeto Vida Marinha veio para encantar a todos, conseguindo também cumprir o seu principal papel que foi o de despertar a conscientização ambiental”, explica a secretária Edith de Souza.
As exposições ocorreram dentro um container refrigerado, equipado com bancos e uma bancada expositora com animais taxidermizados e conservados em álcool. O fato de os estudantes poderem tocar nos animais, deixou a experiência e o aprendizado ainda mais interessantes.
As mini aulas, de aproximadamente 20 minutos de duração, foram ministradas por biólogos do projeto, que demonstraram e explicaram as características de cada espécie em exposição, ao mesmo tempo em que enfatizaram a importância da preservação ambiental.
A prefeita interina Ana Claudia da Silveira Quege acompanhou a visitação inaugural que aconteceu na sexta-feira, 30, no CMEI Merhy Bechara Seleme.
Segundo ela, a empolgação e o entusiasmo demonstrados pelas crianças, na palestra inicial, foram a tônica também nas demais apresentações realizadas pelo município.
“Foi uma ação importante por propor a educação ambiental de maneira lúdica e dinâmica, e por também colocar as crianças em contato com espécies de animais vistos somente em livros ou em outros meios de informação”, finaliza.