Programa municipal Antitabagismo inicia com a participação de 13 fumantes em Três Barras

Programa municipal Antitabagismo inicia com a participação de 13 fumantes em Três Barras

Largar o vício do cigarro não é uma tarefa fácil. Mas, quem pretende parar de fumar, precisa ao menos tentar.

E foi pensando em dar o primeiro passo para deixar de vez o cigarro, é que 13 fumantes iniciaram na manhã desta terça-feira, 05, na unidade básica de saúde (UBS) Leocádio Ribeiro, no centro de Três Barras, a série de quatro encontros do programa municipal Antitabagismo promovido pela Prefeitura, por meio da secretaria de Saúde e da Vigilância em Saúde.

Em virtude do feriado de Corpus Christi, o primeiro encontro com o outro grupo, residente no distrito de São Cristóvão, foi transferido do dia 08 de junho para a manhã da próxima quinta-feira, 15, na UBS Dr. Mário Mussi.

As atividades são acompanhadas por equipe multidisciplinar composta pelo médico André de Carvalho; pelo enfermeiro Jeferson Rodrigo Markos, que é o coordenador do programa, e também por profissional de psicologia.

 

 Como funciona?

 

 O programa consiste na realização de quatro encontros, um por semana, sendo o primeiro deles com duas horas de duração e os demais com uma hora.

Além das atividades em grupo, os fumantes também terão atendimento individual com o profissional médico, que irá avaliar a necessidade de prescrição de medicação ou adesivos e gomas de nicotina para aliviar os sintomas de abstinência do cigarro.

Por se tratar de um programa contínuo, novas turmas serão abertas tão logo terminem as séries de quatro reuniões. As inscrições podem ser feitas com as equipes de enfermagem em qualquer uma das nove unidades básicas de saúde do município.

A secretária de Saúde, Siomara Mühlmann Corrêa, lembra que ao se livrar do cigarro, a pessoa corre menos riscos de desenvolver diferentes tipos de câncer, de ter doenças respiratórias e cardiovasculares, de se tornar impotente sexual (no caso de homens) e infértil (no caso de mulheres), e de sofrer outros malefícios causados à saúde.

“A fumaça do cigarro contem mais de 4.700 substâncias tóxicas. O vício só traz prejuízos à saúde. Por isso, deixá-lo é um ato de amor próprio. Pessoas que fumaram por anos conseguiram e hoje levam outra vida. Muitas delas, aqui no município, participaram do programa em anos anteriores e são prova de que força de vontade, aliada ao acompanhamento por profissionais, são o caminho ideal para se ter o resultado tão sonhado”, frisou.

 

 

Rolar para cima