Unidade de saúde Ailton Mendes (Posto Amarelo) terá ações pela campanha Outubro Rosa e Dia das Crianças

A importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero irá pautar grande parte das atividades realizadas, neste mês de outubro, pela equipe do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) 006 e que atua na Unidade Básica de Saúde Ailton Mendes (Posto Amarelo), no distrito de São Cristóvão.

Neste domingo (21), a enfermeira Cristiane Hoffmann Lechinheski vai ministrar palestra sobre o tema “Outubro Rosa – Saúde da Mulher”. O evento acontece às 14h30 na igreja Projeto Refúgio Cristão.

A programação da próxima quinta-feira (25) é toda voltada ao público infantil, pela passagem do Dia das Crianças, em 12 de outubro.

Das 09h às 111h30 e das 13h às 16h haverá vacinação e atualização da caderneta vacinal, pesagem das crianças entre 0 e 5 anos de idade, além da avaliação do peso, altura e idade dos pequenos, com o acompanhamento da nutricionista Tatiane e da enfermeira Cristiane.

Já no sábado (27), a unidade de saúde estará aberta exclusivamente às mulheres residentes na área de ESF 006, com diversos serviços de saúde. Estão previstas orientações e atendimentos do médico Giuliano Brandes. Mulheres de 50 anos ou mais, inclusive, poderão solicitar exames de mamografia.

Serão realizados exames papanicolau (preventivo) e clínicos das mamas, sob a supervisão da médica ginecologista Maria Luiza. Também serão oferecidos testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C; avaliação nutricional; atendimento pela assistente social Cleonice, para verificação do cartão SUS; como também a aferição da pressão arterial e glicemia.

No espaço da beleza, a mulherada poderá mudar o visual com novos penteados e maquiagens feitas gratuitamente pela cabeleireira Elizete e maquiadora Thalia.

Estão ainda no cronograma de ações, para este dia, a apresentação de dança pelos pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e o sorteio de brindes doados pelo comércio local e por funcionários da unidade de saúde.

Rolar para cima