“É uma conquista regional”, diz Shimoguiri sobre inauguração do novo Fórum da Comarca

Executada com recursos próprios do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), a nova sede do Fórum da Comarca de Canoinhas foi inaugurada na tarde de segunda-feira (22). A obra de 7,5 mil metros quadrados custou cerca de R$ 20 milhões.

A solenidade teve a presença do presidente do TJSC, desembargador José Antônio Torres e de diversas autoridades locais. Ao acompanhar o cerimonial, prefeito de Três Barras, Luiz Shimoguiri, lembrou que há mais de dez anos prefeitos, vereadores e segmentos da sociedade vinham buscando a efetivação da obra. “É uma conquista regional”, afirmou.

Na opinião de Shimoguiri, além da melhora da estrutura física, a nova sede também vai proporcionar a criação futura de outras Varas, fora aquelas já existentes. “Incrementando, assim, as condições de trabalho para magistrados e servidores do judiciário, dando também mais celeridade aos processos em trâmite na Comarca”, observou.

Situada numa área de 4 mil metros quadrados ao lado do 3° Batalhão de Polícia Militar (BPM), a nova sede funcionará inicialmente com as 1ª e 2ª Varas Cíveis e uma Vara Criminal, além das Promotorias, salas de audiências, cartórios e gabinetes.

A capacidade, no entanto, é para abrigar até seis Varas. 46 servidores, fora os terceirizados, irão trabalhar no prédio de quatro pavimentos, todos com acessibilidade.

A obra foi iniciada em maio de 2015, tão logo a realização do ato de entrega da ordem de serviço para a construção. A solenidade aconteceu em 08 de maio, no antigo Fórum da Comarca, tendo a presença do desembargador Antônio Moreira Rocha, que naquela ocasião representou o então presidente do TJSC, desembargador Nelson Schaefer Martins.

Edificado pela empresa Prumo Construtora e Incorporadora Ltda, o prédio foi entregue antes do prazo máximo previsto que era de 30 meses.