Três Barras: sinal verde para a campanha de vacinação contra a Poliomielite e Sarampo

As unidades básicas de saúde de Três Barras já estão prontas para dar início à Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo.

A mobilização acontecerá no período de 06 a 31 de agosto. Já o dia D será num sábado, 18 de agosto, com os postos de saúde da cidade e do interior abertos das 08h às 17h ininterruptamente.

Devem ser imunizadas todas as crianças de 1ano a 5 anos incompletos (4 anos e 11 meses), público mais suscetível a complicações de ambas as doenças, tendo em vista que há pelo menos dois surtos de sarampo no Brasil, nos Estados de Roraima e Amazonas e, no caso da pólio, 312 municípios já registram baixa cobertura vacinal contra a doença.

Segundo orientação da Vigilância Epidemiológica Municipal, mesmo a criança com o calendário vacinal em dia deve comparecer à unidade de saúde mais próxima de sua casa para receber a dose extra da tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e as gotinhas contra a paralisia infantil, assim como recomenda o Ministério da Saúde.

Tendo como base o artigo 14 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a responsável pelo setor de imunizações do município, enfermeira Kátia Reis, lembra que é direito de toda criança receber a vacina e dever dos pais manter a saúde e qualidade de vida do seu filho. “Além de ser um ato de amor, cuidar da prevenção de doenças tão graves demonstra responsabilidade e a consciência dos pais”, opina.

O calendário nacional também prevê a vacinação de adultos contra o sarampo. Quem tiver até 29 anos e não completou o esquema vacinal na infância deve receber duas doses da Tríplice Viral, enquanto o adulto com idade entre 30 e 49 anos deve receber dose única.

A pessoa que desconhece sua situação vacinal deve ir até a unidade de saúde para tomar as doses previstas, de acordo com a sua faixa etária.

Conscientização

Para conscientizar as pessoas sobre a importância de manter as vacinas em dia e repassar orientações sobre as doenças, o Governo de Três Barras, por meio da secretaria de Saúde e da Vigilância Epidemiológica Municipal, realizará dois pedágios na semana que antecede o dia D da campanha nacional.

Das 08h às 12h haverá a entrega de folders explicativos e a presença de equipes multiprofissionais em ações promovidas no dia 14 de agosto, em frente à loja LK no centro da cidade, e no dia 16 de agosto em frente à unidade básica de saúde Dr. Mário Mussi, no distrito de São Cristóvão.