Três Barras se mobiliza em prol do enfrentamento à exploração sexual infantil

Buscando conscientizar a sociedade a participar da melhora da qualidade de vida e da proteção do público infanto-juvenil é que a prefeitura de Três Barras promoveu caminhadas nesta terça-feira, 23, em alusão ao Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual Contra Crianças a Adolescentes, celebrado em 18 de maio.

Participantes fizeram a entrega de panfletos explicativos à comunidade. O material traz informações sobre a lei que torna hediondo a violência sexual infantil, as formas mais comuns de abuso e a maneira correta de enfrentar e denunciar o crime.

Pela manhã, a mobilização percorreu ruas do centro e do bairro Argentina, sendo finalizada em frente ao museu municipal. À tarde foi a vez do distrito do São Cristóvão receber o evento. Concentração e saída para a caminhada aconteceram em frente à Escola Básica Municipal João Pacheco de Miranda Lima (Caic).

O roteiro ainda teve passagens pelas ruas Osvaldo Jarschel e 10 de Julho; avenidas Francisco de Paula e Silva e Abrahão Mussi; e parada final na Extensão II.

Organizadas através de uma parceria entre a secretaria municipal de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda e a equipe da Rede de Proteção Social, as passeatas tiveram a adesão de mais de 500 pessoas.

Além de servidores públicos municipais, também marcaram presença professores, direção e estudantes das escolas estaduais General Osório, Colombo Machado Salles e Frei Menandro Kamps e das escolas municipais João Pacheco de Miranda Lima (Caic) e Extensão II. “Práticas como essas servem para disseminar a importância do combate à violência sexual infantil, além de incentivar as pessoas a denunciarem tais crimes”, avaliou a secretária Cleide Alberti Gonçalves.

A Polícia Militar prestou apoio fazendo a segurança do trânsito durante toda a mobilização. Corpo de Bombeiros e as secretarias municipais de Saúde e Educação; e os programas Estratégia Saúde da Família (ESF) e de agentes comunitários de saúde também deram respaldo ao evento.