Três Barras realiza novo exame para descartar infecção por covid-19; Testagem da população inicia com 59 coletas

Novo exame para covid-19 foi realizado em paciente de Três Barras nesta quarta-feira, 20.

A suspeita de infecção pelo vírus recai sobre uma mulher de 31 anos, que apresentava sintomas como febre, cefaleia e falta de apetite há alguns dias. O material coletado está sendo analisado pelo Laboratório Central do Estado (Lacen/SC).

Conforme o 66° Boletim Epidemiológico da Prefeitura de Três Barras, 21 pessoas permanecem sendo monitoradas pela Vigilância Epidemiológica via ligações telefônicas.

Parte delas apresenta sintomas gripais, mas não associados ao novo coronavírus. Outras tiveram contato direto com pacientes positivados.

Neste último dia, 15 pessoas buscaram avaliação médica junto ao Centro de Triagem Municipal de Síndrome Gripal. O local já prestou 570 atendimentos à população desde a sua abertura, no dia 21 de março.

O município de Três Barras registra, até o momento, 15 casos positivos de covid-19, 18 descartados, dois suspeitos e dois pacientes recuperados da doença. Os dados foram atualizados às 11h desta quinta-feira, 21.

Testagem

A secretaria de Saúde e a Vigilância Epidemiológica informam que começou, nesta quarta-feira, 20, a testagem aleatória da população através de exames RT-PCR. Neste primeiro dia foram realizadas 59 coletas. Os exames foram encaminhados para a análise do Genolab, da cidade de Blumenau, laboratório que faz parte da rede de referência do Lacen/SC.

A Prefeitura fez a aquisição de 500 unidades. O público testado nesta fase foi definido por critérios técnicos e indicadores epidemiológicos em Santa Catarina.

Pessoas que trabalham em supermercados, farmácias, postos de combustíveis e bares; motoristas; empregadas domésticas; balconistas; catadores de recicláveis e dependentes químicos fazem parte do grupo prioritário, neste momento. Os exames estão sendo realizados nas unidades básicas de saúde (UBS).

O município também comprou outras cinco mil unidades de testes rápidos. A expectativa é começar, ainda este mês, a testagem de pelo menos uma pessoa por domicílio em Três Barras.