Três Barras promove 1ª Conferência Municipal do Idoso nesta sexta-feira

Reflexões, debates e articulações coletivas em torno das prioridades para as políticas públicas que refletem nas condições de vida das pessoas da terceira idade irão pautar a 1ª Conferência Municipal do Idoso de Três Barras, que acontece nesta sexta-feira, dia 29 de março.

O evento será realizado das 08h às 12h na Câmara de Vereadores, situada à Avenida Rigesa n°2.949, no bairro João Paulo II. “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas” será o tema central das discussões.

Haverá palestra, explanações referentes aos eixos temáticos, organização de grupos de trabalho, plenária, e aprovação de propostas e escolha de delegados para a conferência estadual.

Iniciativa da Prefeitura de Três Barras, por meio da secretaria municipal de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda, e do Conselho Municipal do Idoso, a conferência é aberta a representantes do governo e da sociedade civil organizada, como também à população interessada.

Para facilitar o acesso do público ao evento, o Governo do Município disponibilizará transporte gratuito, com saída às 07h30 das unidades básicas de saúde da sede do município, do Km 06/Barra Grande e do distrito de São Cristóvão, com passagens pelo Centro de Convivência (antigo Peti) e Centro de Atenção Psicossocial (Caps). O retorno será às 12h, logo após o encerramento das atividades.

Programação:

08h – Credenciamento

08h30 –Abertura Oficial – Valdolina de Jesus Schimdt

08h45 – Leitura do Regimento Interno – Tangryany Santos

09h – Palestra com Viviana Uba Seleme

10h – Coffee Break

10h15 – Explanações referentes aos quatro Eixos Temáticos/ Organização dos grupos de trabalho.

Eixo I – Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas. Subeixos: Saúde, Assistência Social, Previdência, Moradia, Transporte, Cultura, Esporte e Lazer.

Eixo II – Educação: assegurando direitos e emancipação humana.

Eixo III – Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa.

Eixo IV- Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

– Grupos de trabalho

11h30 – Plenária e aprovação das propostas