Três Barras está a menos de 10% de alcançar a meta de vacinação contra a gripe

A três dias do encerramento da campanha nacional de vacinação contra a gripe, o município de Três Barras está a menos de 10% de alcançar a meta de imunização dos grupos de risco.

Novo levantamento divulgado pela secretaria municipal de Saúde e pela Vigilância Epidemiológica nesta quarta-feira, 24, eleva a imunização para 80,33%, o que equivale a 2.914 doses aplicadas. O Ministério da Saúde estipula 90% de cobertura vacinal.

O grupo de idosos já superou a meta em 1,03%. Ao todo foram vacinadas 1.492 pessoas com mais de 60 anos de idade. Pouco mais de 71% das crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos já foram imunizadas contra o vírus Influenza. Até o momento foram vacinadas 1.003, restando ainda 404 para chegar à cobertura de 100%.

Na sequência vem os trabalhadores da saúde com 276 pessoas imunizadas (78,19%); as gestantes com 148 doses aplicadas (61,41%) e as puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), que somam 35 vacinadas e 87,50% de cobertura.

Busca ativa

Apesar de o índice geral estar próximo de chegar à meta, a cobertura vacinal das crianças ainda preocupa as equipes de saúde. “Os pais devem procurar a unidade de saúde mais próxima e imunizar seus filhos contra a gripe. Protegê-los também é uma forma de amá-los”, frisa a enfermeira Kátia Reis, responsável pelo setor de imunizações da Vigilância Epidemiológica.

Até o dia 26 de maio, data em que será finalizada a campanha, equipes do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) estarão fazendo busca ativa em todo o município. Famílias residentes em localidades interioranas de São João dos Cavalheiros, Campininha e Km 06/ Barra Grande já foram visitadas.

O clube de mães e os grupos da melhor idade também receberam as vacinadoras durante suas reuniões. A vacina também está sendo disponibilizada no plantão noturno da Unidade Central de Saúde, que presta atendimento 24 horas.

Através de uma parceria com a secretaria de Educação e as direções dos centros municipais de educação infantil (CMEIs), estão sendo colocados bilhetes nas agendas das crianças como forma de lembrar os pais sobre a importância da vacina.

Nos últimos dias, a vacinação foi intensificada também junto aos profissionais das secretarias de Saúde e Assistência Social e do Centro de Referência e Assistência Social (Cras). Carro de som nas ruas da cidade e do interior, com a chamada da campanha, também foi usado para conscientizar a população sobre os riscos da doença e a relevância da imunização.

Doses da vacina estão sendo disponibilizadas nas nove unidades de saúde do município.