Três Barras é homenageada em sessão solene pelos 70 anos do Correio do Norte

Assim como as demais cidades de abrangência do Correio do Norte, na região, o município de Três Barras foi homenageado durante sessão solene na noite de segunda-feira (25) e que celebrou a passagem das sete décadas de atividades do terceiro mais antigo jornal do Estado.

Proposta pela Câmara Municipal de Canoinhas a fim de reconhecer, publicamente, o trabalho de atuais e de ex – colaboradores do jornal, a solenidade reuniu autoridades locais e estaduais, além de representantes da comunidade.

Prefeito Luiz Shimoguiri e o presidente do Poder Legislativo tresbarrense, vereador Laudecir José Gonçalves, receberam troféus alusivos ao aniversário de 70 anos do semanário, comemorado em 29 de maio.

Ao destacar a trajetória e importância do Correio do Norte, Shimoguiri afirma que “o jornal acompanha o desenvolvimento regional, sendo uma importante ferramenta de transformação da sociedade local ao noticiar os avanços de forma clara, precisa e responsável, e também ao encampar lutas históricas e que resultaram em conquistas”.

Assessor de comunicação da prefeitura, Rodrigo Melo recebeu troféu e certificado por sua atuação como jornalista do Correio do Norte em 2002. “Assumi a chefia de redação tão logo a conclusão do curso de Jornalismo. Foi uma experiência gratificante, enriquecedora e que embasou a sequência da minha carreira profissional. Agradeço a direção do jornal e a Câmara de Canoinhas pelo reconhecimento”, declara.

Durante a cerimônia foi celebrado, oficialmente, o convênio com a Hemeroteca Digital Catarinense, projeto da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), em parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina.

O termo de cessão de direitos de digitalização do acervo do jornal foi assinado pela diretora comercial Carmem Pangratz e pelo presidente de FCC, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz. Todas as 3.311 edições do semanário serão digitalizadas e disponibilizadas na internet para consulta pública, no site da Hemeroteca Digital.

Eni Voltolini, um dos diretores do jornal; presidente da Assembleia Legislativa, Silvio Dreveck; deputados Antônio Aguiar e Maurício Eskudlark; prefeito canoinhense Beto Passos; além do presidente da Câmara de Canoinhas, vereador Wilmar Sudoski, enfatizaram a importância do Correio do Norte e do jornalismo profissional em seus discursos.