Três Barras define propostas e delegados durante Conferência Municipal de Assistência Social

Com a finalidade de buscar o incremento de ações de inclusão social baseadas nas necessidades da população local e recomendá-las às esferas estadual e federal é que o município de Três Barras promoveu nesta quinta-feira, 13, a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social.

O evento foi uma realização do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), em parceria com a prefeitura, por meio da secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda.

Proposições que visam o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) pautaram os trabalhos realizados em grupo e que abordaram os quatro eixos temáticos da conferência. As propostas e delegados escolhidos durante o encontro irão representar o município na Conferência Estadual, em Florianópolis.

Na abertura do evento, que aconteceu no auditório da secretaria de Educação, a secretária de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda, Cleide Alberti Gonçalves, falou que o encontro era uma oportunidade de aprofundar temas importantes. Também agradeceu sua equipe de trabalho pelas “ações já desenvolvidas no município e pelo comprometimento para com a organização da etapa municipal”.

Presidente da Câmara de Três Barras, Laudecir José Gonçalves, o Barriga, disse que o município tem evoluído nas áreas sociais, mas que ainda há muitas coisas a serem aprimoradas. “Não basta dar a vara, tem que ensinar a pescar”, comentou.

Há 70 dias como presidente do CMAS, Vicente Celestino Morais Bica destacou a importância do diálogo entre o poder público municipal e os representantes da sociedade civil, visando à garantia de ações socioassistenciais, de segurança e de articulação para a transferência de renda aos mais necessitados. “Já temos bases consolidadas, mas que precisam ser melhoradas”, opinou.

No ato o prefeito Luiz Shimoguiri foi representado pelo secretário de Educação, Cultura e Esporte, Antônio Tsunoda.

Representantes de entidades como a Associação Canoinhense de Deficientes (ACD), da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), de instituições como a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, além de gestores de políticas públicas do município, marcaram presença.

A professora doutora Maria Luiza Milani palestrou sobre a “Garantia de direitos no fortalecimento do SUAS”, tema central da conferência.

Delegados (as) eleitos (as) para representar o município na Conferência Estadual

Governamental

– Alan José Alves Lisboa (titular)

– Adão Sidnei Puchinski (suplente)