Treinamento reúne mesários, fiscais e técnicos que irão atuar na eleição do Conselho Tutelar de Três Barras

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TER/SC), realizou treinamento com mesários, fiscais e técnicos que atuarão na eleição do Conselho Tutelar. Todos são servidores públicos municipais.

A capacitação, que aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores de Três Barras na manhã da última quinta-feira (19), abordou essencialmente os procedimentos que serão adotados para que o pleito do dia 06 de outubro possa transcorrer de acordo com a legislação eleitoral.

“A tranquilidade, o bom andamento e a lisura do pleito serão garantidas por essas pessoas. Por isso a importância de oferecer a elas todas as informações necessárias”, disse Suelen Pereira, presidente da Comissão Especial Eleitoral, e responsável por conduzir o treinamento.

Pela primeira vez a eleição do Conselho Tutelar, em Três Barras, será informatizada e com o uso de urnas eletrônicas.

Apesar de o voto ser facultativo, Suelen afirma que quanto maior é o número de eleitores participando da votação, maior será a legitimidade e responsabilidade dos conselheiros escolhidos. “A mobilização da comunidade é fundamental para que os direitos das crianças e adolescentes, no local onde vivem, sejam assegurados”, frisou.

Votação

O Município de Três Barras terá dois locais de votação. Os eleitores com domicílio no Distrito de São Cristóvão devem votar na Extensão da Escola João Pacheco de Miranda Lima.

Já a Escola Básica Municipal Guita Federmann receberá os votantes que residem no centro, bairros e interior. A votação inicia às 08h e vai até às 17h.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE/SC), 14.432 pessoas estão aptas a votar. Porém, a estimativa de comparecimento é de aproximadamente 2,7 mil eleitores. Para votar, é necessário apresentar um documento original com foto.

Candidaturas

Oito candidatos disputam cinco vagas. Assumem os mais votados no pleito eleitoral, enquanto que os demais ficam como suplentes. O mandato será de quatro anos, a partir de 10 de janeiro de 2020.

CANDIDATOS (AS)

NÚMERO

Thomas Felipe Bianek Barbosa (Thomas Felipe)

Adão Carlos de Lima (Professor Adão)