Sistema que produz energia solar entra em funcionamento na escola João Pacheco de Miranda Lima (Caic)

Entrou em operação na quarta-feira (21), na Escola Básica Municipal João Pacheco de Miranda Lima (Caic), o sistema que produz energia elétrica a partir da radiação solar, mesmo em dias nublados ou chuvosos.

Painéis com células fotovoltaicas – feitas de material semicondutor – fixados na cobertura da escola fazem o processo de conversão da energia solar. A potência instalada é de 26 KW. Conectado à rede de energia elétrica, o sistema vai suprir o consumo numa área de 225,76 metros quadrados.

Foram aplicados R$ 181,7 mil na implantação do sistema. O Governo de Três Barras justifica o investimento por acreditar que, ao gerar sua própria energia, a redução na conta de luz deve variar entre 50% a 70%, caso seja mantido o consumo médio atual. No ano passado, o gasto médio da escola com luz foi de aproximadamente R$ 4,5 mil mensais.

Miguelina Karvat, diretora da escola situada no distrito de São Cristóvão, elogia a iniciativa da administração municipal em incentivar a produção de energia limpa e sustentável. “Acredito que somos pioneiros na região”, comenta, ao lembrar que produzindo sua própria energia, a escola está reduzindo custos aos cofres públicos.