Sine orienta sobre nova recomendação para dar entrada ao seguro desemprego

Além de oferecer vagas de emprego e encaminhar profissionais para o mercado de trabalho, o Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Três Barras também disponibiliza os serviços de seguro desemprego.

Para dar entrada no pedido do benefício, os interessados devem comparecer a agência do Sine que funciona junto à Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda, situada a Avenida Rigesa nº 240, no centro da cidade, munidos dos seguintes documentos: Termo de recisão de contrato de trabalho, requerimento do seguro desemprego web, carteira de trabalho, RG, CPF, três últimos holerites e extrato de depósito ou saque do FGTS.

Nova recomendação

Ao requerer o seguro desemprego, agora, os interessados também devem obrigatoriamente apresentar os originais e cópias dos comprovantes de residência e de escolaridade. “Essa é uma nova recomendação, e que está em vigor desde a semana passada”, alertou a responsável pelo Sine, Fernanda Biar.

Em 13 de março a Secretaria de Políticas Públicas de Emprego, ligada ao Ministério do Trabalho, encaminhou circular informando a decisão às Superintendências Regionais de Trabalho e Emprego, às Coordenações Estaduais e Municipais do Sistema Público de Emprego e às Unidades da Caixa.

Informações complementares poderão ser obtidas junto à agência do Sine Municipal, através dos fones (47) 3623 – 5292/ 3623 – 1451.

O que é:

O seguro desemprego é uma assistência financeira temporária oferecida ao trabalhador que ficou desempregado. O benefício varia de acordo com a faixa salarial e pode ser pago em três ou até cinco parcelas, conforme o tempo de trabalho do requerente.

O valor mensal mínimo a ser concedido ao trabalhador é de um salário mínimo e o máximo de dois salários mínimos.

Tem direito ao seguro desemprego o trabalhador que foi demitido sem justa causa e que não executa outra atividade remunerada.