Shimoguiri reúne secretariado para debater ações de governo

Shimoguiri reúne secretariado para debater ações de governo

Prefeito de Três Barras, Luiz Shimoguiri, reuniu seu secretariado na tarde de quinta-feira, 04, para debater ações já realizadas no primeiro quadrimestre de governo e a programação para os próximos meses.

Diante da dívida herdada que supera R$ 10 milhões e da expectativa de queda, tanto no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), quanto na arrecadação, o prefeito disse que o momento é de apertar os cintos e reduzir gastos. “A receita, este ano, não deve chegar a R$ 60 milhões”, observou.

Se confirmada a sua previsão, o município perderá pouco mais de R$ 7 milhões em receita, no comparativo com o exercício anterior. Orçada em R$ 63,8 milhões, a receita do município em 2016 foi além chegando a R$ 67,2 milhões.

Apesar de o orçamento fiscal ter alcançado um acréscimo de 5,07%, a despesa orçada e autorizada pelo governo anterior foi ainda maior, apresentando uma variação de 12,67%, o que representa valores que somados totalizaram R$ 73,1 milhões. O furo nas contas só não foi maior em razão dos recursos originários da repatriação.

Medidas

Em razão da situação econômica e financeira do município, Shimoguiri expôs que não está descartada a diminuição de custos básicos como a economia com água, luz e telefone em todos os setores da prefeitura. Segundo ele, a administração municipal precisa economizar e, ao mesmo tempo, maximizar a produtividade dos serviços oferecidos à população. “Temos de pensar e trabalhar por aqueles que esperam muito de nós” frisou à equipe de governo.

Desde que assumiu a prefeitura, em janeiro, algumas medidas já foram tomadas no sentido de reduzir custos. No primeiro quadrimestre deste ano, os gastos com diárias foi quase três vezes menor se comparado com o mesmo período de 2016. As despesas com combustível também diminuíram mais do que a metade no comparativo entre os dois períodos. “É importante que a frota rode o estritamente o necessário”, disse, ao cobrar fiscalização dos secretários.

Ações

Mesmo com dificuldades financeiras e tendo que obrigatoriamente quitar mais de R$ 1,2 milhão de dívidas herdadas nos primeiros quatro meses de mandato, o prefeito agradeceu o empenho e dedicação da equipe de governo no sentido de ajudá-lo a manter os serviços essenciais à população e realizar obras e serviços de interesse público. “A união de todos nós é fundamental para o sucesso do município”, comentou, ao destacar a importância do trabalho intersetorial.

Shimoguiri disse que apesar dos problemas estruturais em grande parte das escolas da rede municipal, as aulas, transporte escolar e o fornecimento de merenda transcorrem normalmente. Ele acredita que o município terá de aplicar mais de R$ 2,5 milhões na reforma e ampliação de escolas durante o mandato.

Problemas observados nas áreas de saúde e assistência social estão sendo sanados. O prefeito acredita que a nova metodologia de trabalho implementada pelas gestoras das pastas tem colaborado para a aproximação das equipes de trabalho e melhoria dos serviços. “Ainda há coisas a serem corrigidas, mas que estamos buscando soluções”, garantiu.

No que se refere à infraestrutura urbana, Shimoguiri celebrou a retomada das obras de asfaltamento paralisadas no ano anterior, citando os exemplos dos trechos 1 e 2 Ruas Miguel Horski e João Manoel Sardá, ambas no km 02 e da estrada Transfalcônica. Ele informou que projetos de engenharia estão sendo reavisados e readequados pelo setor de Planejamento, que as empreiteiras foram chamadas para conversar e tratar de assuntos burocráticos, a fim de agilizar os trâmites legais para que outras obras sejam enfim concluídas.

Concluída recentemente, a obra do desvio da Colônia Tigre até a SC-120, que visa tirar o trânsito de caminhões carregados de bairros e centro da cidade, também foi considerada uma conquista dos primeiros meses de governo.

O prefeito ainda enalteceu o trabalho realizado em parceria pelas equipes da Intendência e da secretaria de Viação e Obras na recuperação de ruas no distrito do São Cristóvão e a operação tapa buracos em vias públicas da cidade, na qual contemplou, por exemplo, a Avenida Rigesa herdada completamente intransitável.

Já está em andamento o processo de licitação para a compra de massa asfáltica, para uma nova etapa da operação tapa buracos, que deve beneficiar diversas ruas da cidade, entre as quais a Boleslau Polanski e Felix da Costa Gomes no bairro João Paulo II.

Participaram da reunião os secretários Francisco Farias, o Chicão (Viação e Obras); João Pedro Simão (Limpeza e Urbanismo); Abrahão Mussi (Desenvolvimento Econômico); Antônio Tsunoda (Educação, Cultura e Esporte); Marcos Rogério de Paula (Habitação); João Francisco Canani Júnior (Agricultura); Cleide Alberti Gonçalves (Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda); Raquel Cunher Vieira (responde pela Saúde); o intendente distrital Jacob Scheuer e o diretor executivo do Samasa, Ernani Wogeinaki.

Publicado por: Assessoria de comunicação em 05/05/2017