Shimoguiri e vereadores tratam da desapropriação de áreas no município

Para tratar previamente de projetos de lei de autoria do Executivo e que em breve serão protolocados para a apreciação da Câmara, prefeito Luiz Shimoguiri se reuniu com vereadores na tarde de quarta-feira (16), na prefeitura.

As matérias, na sua maioria, versam sobre o pedido de autorização legislativa para que a prefeitura possa desapropriar áreas em diferentes pontos do município.

Uma das solicitações é para a prefeitura possa adquirir área pertencente à empresa WestRock, no bairro Zilda Pacheco/Argentina e que receberá o traçado do desvio rodoviário para o fluxo de caminhões. Shimoguiri confirmou que as negociações estão avançadas.

A proposta é que o novo percurso de 1,5 quilômetros inicie pelo entroncamento da Avenida Rigesa com a Rua Lumber, no centro, siga perpendicular a Avenida José Nunes Cavalheiro e depois em paralelo à Rua Antônio Simões da Matta, saindo na área de acesso a fabrica da WestRock.

Na pauta também esteve a desapropriação de área destinada à implantação de parque industrial na SC-120, no acesso à localidade de Colônia Tigre.

O prefeito também reafirmou o interesse do Governo Municipal em fazer a aquisição de outras duas áreas de terra. Uma delas, com 250 mil metros quadrados, situada no distrito de São Cristóvão, é para que seja destinada à implantação de unidades habitacionais, espaço de lazer e um cemitério para a comunidade local.

Já a outra trata-se de 110 lotes na Vila 3, no Km 02, que fazem parte de área remanescente da compra anterior feita pela prefeitura.

Shimoguiri também pediu para que a Câmara analise e aprove projeto de lei que autoriza o município a leiloar lotes pertencentes à prefeitura, alguns remanescentes nas áreas Industrial I (km 06) e III (Alto do Mussi, próximo a Mili S.A), assim como outros terrenos de propriedade do município.

Outro assunto discutido na reunião foi a celeridade à tramitação do projeto de lei que autoriza o município a doar área de 6 mil metros quadrados no Km 06, para que o Sest Senat possa construir sua sede própria.

Medidas administrativas

O prefeito informou aos vereadores, em primeira mão, medidas administrativas voltadas ao funcionalismo público municipal e que pretende colocar em prática já no próximo mês.

Segundo ele, a partir de junho os servidores passam a receber 40% do valor do salário na primeira quinzena, enquanto o saldo restante no final do mês.

Outra alteração diz respeito ao 13° salário do funcionalismo. Neste ano, a primeira parcela será paga na primeira semana de junho e, a segunda, antecipada de dezembro para novembro. Para 2019, Shimoguiri garantiu o pagamento das parcelas para os meses de maio e novembro.