Shimoguiri e prefeitos da Amplanorte participam de reunião com o governador do Estado

O governador Raimundo Colombo confirmou na manhã desta quinta-feira, 30, durante reunião com prefeitos da Associação dos Municípios do Planalto Norte (Amplanorte) na Casa da Agronômica, em Florianópolis, a liberação de R$ 28 milhões para a recuperação de rodovias na região.

Ficou assegurado o investimento de R$ 18 milhões para o reperfilamento asfáltico da SCT-477, rodovia que liga Canoinhas e BR-116, em Papanduva. O projeto está em adaptação, mas deve incluir obras mais complexas e até trechos com terceira pista.

Outros R$ 10 milhões serão para a recuperação da SCT – 135, trecho entre Porto União e Caçador. Em razão das péssimas condições dos asfaltos, as duas rodovias já foram alvo de fechamento e manifestações. Os editais de licitação para as obras devem ser lançados em breve.

Em conversa reservada com o governador, o prefeito de Três Barras, Luiz Shimoguiri, reforçou o pedido de apoio financeiro do Estado para a construção do desvio que visa tirar o fluxo de caminhões carregados do centro da cidade.

Na ocasião, o prefeito lembrou que a região central da cidade se tornou corredor de passagem para caminhões vindos do interior do Paraná e quem têm como destino os portos catarinenses. “Expliquei a necessidade da obra não só para tirar o intenso fluxo das nossas ruas e, assim, mantê-las conservadas. Mas também por questão de segurança, já esta cada vez maior o número de caminhões que circulam dia e noite pela cidade, trazendo riscos de acidentes a motoristas e pedestres”, comentou.

Por se tratar de um pleito de importância regional, que conta com o respaldo dos demais prefeitos da Amplanorte e que está diretamente relacionado ao desenvolvimento do município, Shimoguiri acredita que o governador dará atenção especial. “Sabemos que o país e o Estado passam por dificuldades financeiras, que o volume de recursos para a obra é grande, mas estamos esperançosos de que sejamos contemplados, dado a relevância não só para Três Barras, mas sim para a região”, concluiu.

Pauta

O presidente da Amplanorte, prefeito de Bela Vista do Toldo, Adelmo Alberti entregou nas mãos do governador o Plano de Desenvolvimento Regional – PDR Amplanorte. O documento foi elaborado por representantes da sociedade civil, empresários e governos e já está sendo colocado em prática em diversos setores, vindo ao encontro do Programa Crescendo Juntos do Governo do Estado, que objetiva alavancar a economia do Planalto Norte Catarinense.

O governador garantiu que dará atenção ao Plano e auxílio para que os mais de 80 projetos saiam do papel e retirem os municípios da Amplanorte da condição estagnada em que se encontram nos últimos anos.

A questão da energia elétrica também foi amplamente discutida, pois há deficiência na distribuição nas áreas rurais, principalmente, nos municípios de Porto União, Irineópolis e Bela Vista do Toldo.

Fora os prefeitos, a reunião foi acompanhada pelos deputados Antônio Aguiar, Darci de Matos e Silvio Dreveck; pelo secretário de Estado do Planejamento, Murilo Flores; por representantes do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) e da Celesc; pelo secretário executivo da Amplanorte, Hélio Daniel da Costa; e pelo secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Canoinhas, Aloísio Salvatti.

Prefeitura de Três Barras