Shimoguiri celebra anúncio da WestRock sobre expansão da fábrica de papel em Três Barras

Prefeito Luiz Shimoguiri está celebrando a aprovação do investimento de ampliação da fábrica de papel da WestRock em Três Barras, a partir de fevereiro de 2019. A confirmação da obra partiu da própria direção da empresa na segunda-feira (05).

Os investimentos anunciados são de U$ 340 milhões e direcionados para a ampliação e otimização do parque industrial existente, no qual está incluída a instalação do novo pátio de madeira e equipamentos de suporte à produção, aumento das linhas de celulose, novas caldeiras de força de recuperação, além da ampliação das máquinas de papel.

A expansão tem previsão de término para março de 2021. Com a ampliação, a fábrica de Três Barras aumentará em 44,68% sua produção de linhas de papeis de alta performance, passando dos atuais 470 K metric tons/ano para 680K metric tons/ano.

Shimoguiri lembra que a economia da cidade deve ficar aquecida em diversos segmentos, tão logo cheguem as primeiras terceirizadas contratadas para a expansão. “Também haverá um incremento na geração de empregos diretos e indiretos durante todo o período das obras, especialmente no comércio e serviços”, garante.

Diante do novo empreendimento da WestRock, o prefeito disse que o Poder Público Municipal terá que unir esforços para iniciar o mais breve possível algumas obras de infraestrutura, principalmente, para tirar o fluxo de veículos pesados da região central cidade.

A principal delas é o desvio rodoviário, com contorno previsto pelo bairro Zilda Pacheco/ Argentina, a partir da Rua Lumber e com traçado passando em paralelo à Rua Antônio Simões da Mata até as proximidades da entrada da fábrica da própria WestRock. O projeto aguarda as liberações ambientais para o seu início.

Outra obra importante e aguardada pela comunidade é a reurbanização da Avenida Rigesa, cujo projeto de engenharia e arquitetura está em fase de conclusão. Apesar de dispor de recursos em caixa, mas que são insuficientes para custear a totalidade das obras, o município ainda busca linhas de financiamento como aporte financeiro.

O péssimo estado de conservação da SC-120, que liga Três Barras a BR-280, também é uma das preocupações do prefeito. “Precisa de uma recuperação emergencial, tendo em vista que a cada dia está mais deteriorada e oferecendo riscos aos transeuntes”, afirma.

Segundo Shimoguiri, mesmo sabendo que o país e os estados vivem um momento de transição em seus governos, o município vai buscar uma agenda com o governador catarinense eleito para colocá-lo a par da situação da rodovia e, então, solicitar recursos para a sua revitalização. “Assim como pedir auxilio financeiro para demais obras de infraestrutura da cidade”, conclui.