Shimoguiri anuncia equiparação dos salários dos professores ao piso nacional e outras garantias à categoria

Prefeito Luiz Shimoguiri anunciou nesta sexta-feira (05) que estará encaminhando para análise da Câmara de Vereadores, na próxima semana, projeto de lei complementar sobre a revisão dos salários dos professores da rede municipal de ensino de Três Barras.

Na prática, a matéria vai propor o reajuste salarial de 25% ao ano, até a equiparação ao piso nacional do magistério ao final de quatro anos. “Estávamos acordados desde o final do ano passado, com a categoria, de que faríamos essa adequação que é aguardada desde 2011, e que também iríamos propor outras melhorias”, ressaltou o prefeito.

Shimoguiri também encaminhará à Câmara outras três propostas de garantias aos profissionais da Educação. Uma delas versa sobre o pagamento de gratificação mensal de 10%, já a partir de maio, aos professores da educação infantil e anos iniciais (1° ao 5° anos) do ensino fundamental, mas que atendam os requisitos a serem estabelecidos pelo município.

Outra proposta que irá para a análise dos vereadores é a redução para sete horas diárias da carga horária dos profissionais que atuam na educação infantil municipal, sem prejuízo nos vencimentos mensais.

No mesmo pacote seguirá o projeto de lei complementar que dispõe sobre a dispensa dos professores das séries finais (6° ao 9° anos) da rede municipal de ensino, de cumprirem o quinto período no recinto escolar.

Matéria semelhante, mas que atende aos interesses dos profissionais que ministram aulas para os anos iniciais (1° ao 5° anos), teve nesta semana parecer aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Câmara Municipal.

Na quarta-feira (03), prefeito Luiz Shimoguiri se reuniu com os vereadores para debater e tirar dúvidas sobre os projetos, como também pedir apoio na aprovação.