Setembro Amarelo: Município adere à campanha nacional de prevenção ao suicídio

Considerado problema de saúde pública no país, o suicídio está relacionado a problemas psicológicos e a fatores sociais, ambientais, culturais e genéticos. Como forma de alertar a população e ressaltar a necessidade e as formas de prevenção, desde o 2014 o Ministério da Saúde realiza o Setembro Amarelo.

A campanha é alusiva ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, celebrada em 10 de setembro. Como forma de aderir à mobilização nacional e auxiliar nos debates sobre o assunto, o município de Três Barras, através das equipes de atenção básica em saúde, promoverá ações em diversos pontos da cidade e do interior.

As unidades de saúde estão sendo decoradas com balões e laços amarelos, que simbolizam a campanha. De acordo com a secretaria de Saúde, o assunto será abordado em cada uma delas por meio de programações diferenciadas, que vão de palestras preventivas ao repasse de orientações feitas por profissionais especializados.

Levando em consideração o levantamento do Ministério da Saúde, que 32 brasileiros tiram a própria vida diariamente e, que muitos deles, são de jovens, a intenção é discutir a importância da valorização da vida com pessoas de todas as faixas etárias.

Na manhã de quarta-feira (06), profissionais da pasta de saúde deram o ponta pé inicial à campanha no município. Para dar ênfase ao movimento, muitos cumpriram o expediente de trabalho vestidos com camiseta preta e o laço amarelo no peito.

Em 18 de agosto, a Rede Municipal de Atendimento à Criança e ao Adolescente já havia discutido o assunto durante palestra no auditório da secretaria de Educação. Na ocasião, o tema “Valorização da Vida” foi abordado pela psicóloga Jaqueline Conceição, sendo acompanhado por um público composto de servidores públicos municipais de diversas áreas e por representantes de entidades locais.

A Rede, com o respaldo da prefeitura, por meio da secretaria de Educação, Cultura e Esporte, lançou recentemente concurso de desenho e redação sobre o tema principal da palestra, visando o engajamento dos estudantes dos ensinos fundamental e médio.