Semana Mundial do Aleitamento Materno é finalizada com nova palestra a gestantes a lactantes

A programação alusiva à Semana Mundial do Aleitamento Materno em Três Barras foi encerrada na tarde de quarta-feira (08) com nova palestra, dessa vez para as gestantes e lactantes residentes na sede do município e interior.

A valorização do aleitamento materno como o primeiro e único alimento que o bebê precisa até os seis meses de idade pautou grande parte da atividade desenvolvida pela enfermeira Daniela Alberti Gonçalves, durante o encontro realizado no auditório das secretarias de Saúde e Educação.

Na palestra, a profissional da Fundação Hospitalar de Três Barras (FHTB) abordou, por exemplo, fatores que influenciam no sucesso da amamentação, tais como a alimentação da lactante, a boa orientação da mãe e familiares sobre o ato de amamentar, o preparo das mamas no período pré-natal e os cuidados após o nascimento, o estado emocional da mãe e a questão hormonal.

Lactante, a enfermeira amamentou seu filho José Eduardo, de cinco meses, durante a palestra, demonstrando às participantes que além de estar prevista em Lei Nacional, a amamentação em público é um direito da mãe e da criança. “Não é constrangedor, é um ato natural e de amor”, frisou.

Houve a distribuição de lanche e de brindes às mamães no decorrer da atividade, como também o sorteio de um ensaio fotográfico oferecido gratuitamente por Rosângela Sasso e Moisés Gonçalves. 

A palestra que fechou a programação foi a segunda promovida pelo Governo de Três Barras, por meio da secretaria municipal de Saúde, em parceria com a Fundação Hospitalar de Três Barras (FHTB).

“Amamentação e seus benefícios” foi o tema central do encontro que reuniu gestantes e lactantes na semana passada, no distrito de São Cristóvão.

Na ocasião, a enfermeira e palestrante Simone Voigt Kovalski também falou sobre os cuidados com as mamas e a importância da mamãe amamentar obedecendo à vontade do bebê, deu dicas de como fazer a amamentação e orientou as mulheres a fazerem o preventivo com frequência, tendo em vista que o exame é realizado gratuitamente em todas as unidades de saúde do município.

Mamaço

Ao afirmar que o ato de amamentar traz benefícios tanto para mãe quanto para o bebê, reduzindo inclusive o risco de muitas doenças, a secretária de Saúde, Raquel Cunher Vieira, lembra que as comemorações da campanha nacional Agosto Dourado prosseguem na próxima semana com o “1° Mamaço” da Fundação Hospitalar de Três Barras, em parceria com o Governo do Município.

A ação está agendada para as 15h do dia 15 de agosto, uma quarta-feira, na praça em frente ao hospital. O evento é aberto a gestantes, lactantes e a mães que apresentam dificuldades em amamentar. Está previsto um bate-papo e troca de experiências entre as participantes e a equipe multidisciplinar da maternidade. Haverá lanche e sorteio de brindes.

Rolar para cima