Sebrae/SC oficializa entrega do PEGEM à prefeitura de Três Barras

Contendo 45 ações a serem executadas a curto, médio e a longos prazos nas mais diversas áreas da administração pública municipal de Três Barras, o Plano Estratégico para a Gestão Municipal (PEGEM) foi oficialmente entregue na manhã desta sexta-feira (21), em ato realizado na Sala do Empreendedor.

Desenvolvido por meio da parceria entre o Governo do Município e o Sebrae/SC, no âmbito do Programa Cidade Empreendedora, o documento visa melhorar o desempenho da gestão e nortear a tomada de decisões por parte dos gestores municipais, a partir de projetos ligados aos eixos social, econômico, ambiental, tecnologia e políticas públicas, como também de infraestrutura.

Durante a apresentação do PEGEM, o consultor credenciado Emerson Maas, responsável por coordenar os trabalhos de elaboração do plano, fez uma breve explanação sobre o Geor, sistema integrado no qual estão cadastrados todos os projetos da prefeitura.

É através dele que o prefeito Luiz Shimoguiri e as secretarias municipais poderão monitorar a evolução e até verificar atrasos no desenvolvimento das propostas, desde sua criação. O sistema ainda possibilita o acompanhamento dos indicadores de desempenho, a fim de compará-los com o que já foi executado.

Antes de entregar a versão impressa do documento ao secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Abrahão Mussi, o gestor de projetos da coordenadoria regional Norte do Sebrae/SC, Luis Carlos da Silva, o Calico, enfatizou a importância de uma gestão profissional para desenvolver o município de forma sustentável. “Vejo que as secretarias estão trabalhando de maneira interligada e essa união de esforços, aliada ao planejamento, será o diferencial para melhorar ainda mais a realidade local”, observou.

Secretários municipais e servidores da prefeitura participaram ativamente da elaboração do documento, durante workshops promovidos em abril. Levando em consideração o conjunto de forças e fraquezas do município, o primeiro deles definiu as principais necessidades. Já no segundo encontro foram estabelecidas as propostas, além da missão, visão, e valores da prefeitura.

Para chegar à versão final do PEGEM, o Sebrae/SC ainda promoveu seminários e consultorias especializadas a diversos setores da municipalidade. Os participantes dos workshops tiveram, ainda, o acompanhamento de consultor para cadastrar os projetos no sistema Geor e iniciar o desenvolvimento das propostas.