Sebrae/ SC apresenta à prefeitura a versão online do PEDEM de Três Barras

A versão online do Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico Municipal (PEDEM), de Três Barras, já está disponível para consulta no portal do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Para isso, basta acessar o link: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/sc/sebraeaz/cidade-mpreendedora,3725f1df0e9aa510VgnVCM1000004c00210aRCRD. Em breve o conteúdo também será oferecido no site oficial da prefeitura.

O documento possui informações referentes ao atual perfil sócio econômico do município e apresenta ações que devem ser cumpridas a curto, médio e longo prazo até o ano de 2030, nos eixos Indústria, Comércio e Serviços, e também Agronegócios.

O PEDEM é uma das 34 ações que estão sendo implementadas através da parceria entre o Governo do Município e o Sebrae/SC, no âmbito do programa Cidade Empreendedora. Seminários com lideranças e entidades representativas dos três setores que norteiam a economia local, além de visitas técnicas a empresas do município, embasaram a elaboração do documento.

Conselho de Desenvolvimento Econômico formado por representantes do Poder Público Municipal e dos três setores devem trabalhar de forma conjunta, já a partir do próximo ano, para colocar em prática as prioridades elencadas pelo estudo.

Consultor credenciado do Sebrae/SC, Daniel Lucena fez uma breve explanação sobre o PEDEM a secretários e servidores municipais, e ainda a representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade, uma das entidades que contribuíram durante o processo. “Serão vocês os responsáveis por guiar este Plano, daqui para frente”, apontou.

Para o gestor de projetos e coordenador regional do Sebrae/SC, Luiz Carlos da Silva, as estratégias sugeridas pelo PEDEM visam atender as necessidades de mercado local e regional, além de ampliar as oportunidades de crescimento e desenvolvimento do município. “O principal desafio é tirar essas ações do papel. Portanto, precisa haver o comprometimento das pessoas envolvidas no projeto”, observou.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Abrahão Mussi, o PEDEM vai colocar Três Barras em outro patamar, com metas a serem trabalhadas e atingidas independente de mudanças de governo. “É um projeto que veio para ficar e que vai auxiliar na promoção do desenvolvimento em várias frentes”, garantiu.

A entrega da versão impressa do documento está prevista para o início do próximo ano.