“Saúde do homem” é tema de palestra alusiva à campanha Novembro Azul em Três Barras

O acesso dos homens a diversos serviços de saúde, assim como o incentivo à prevenção do câncer de próstata, pautam a programação especial alusiva à campanha Novembro Azul nas unidades básicas de saúde de Três Barras.

Fora as ações educativas, de orientação e preventivas trabalhadas pelas equipes de saúde, outra importante atividade buscou chamar a atenção do público masculino na noite desta terça-feira (26).

Tendo “A saúde do homem” como tema principal da palestra, o médico especialista em cirurgia do aparelho digestivo, Vagner Trautwein, abordou inicialmente a doença que mobiliza a campanha em todo o país.  

Na sequência também falou sobre as causas, sintomas e tratamentos de outros tipos cânceres comuns entre os homens, como o de língua, intestino, pulmões, garganta e pele, associando-os à falta de prevenção e de acompanhamento da saúde.

Hábito comum entre os moradores da região, o chimarrão pode, segundo Trautwein, ser um vilão para a saúde das pessoas. “O consumo com água muito quente pode causar ferimentos na boca, garganta e estômago, formando uma metástase, favorecendo a formação de tumores e câncer no esôfago”, alertou o médico que atua como especialista no Município.  

Após a palestra no anfiteatro Prefeito José Felício de Souza (auditório das secretarias de Saúde e Educação), o público participou do sorteio de brindes e de um coffee break.

Em sua fala durante o evento, a secretária de Saúde Raquel Cunher Vieira disse que os números do câncer de próstata ainda são altos devido ao tabu que os homens têm em fazer o exame. “É fundamental cuidar da sua saúde e do bem-estar. Não há o que temer. Se descoberta em estágio inicial, quando ainda não quase nenhum sintoma, a chance de cura é muito grande”, frisou.

A palestra foi uma iniciativa do Governo de Três Barras, por meio da secretaria municipal de Saúde, em parceria com a equipe da unidade básica de saúde Leocádio Ribeiro.

Rolar para cima