Saúde de Três Barras registra 125 atendimentos online na especialidade de puericultura em julho

Em época de pandemia da covid-19, se reinventar é a palavra de ordem. E foi isso que fez a secretaria de Saúde de Três Barras para poder manter os atendimentos de rotina na especialidade de puericultura, diante da impossibilidade da médica pediatra Fernanda M.R. Nagima realizar as consultas presenciais, já que pertence ao grupo de risco.

De maneira inovadora, a saúde pública municipal apostou nos atendimentos médicos online e os resultados foram alentadores já no primeiro mês de experiência.

Foram 45 teleconsultas ofertadas nas unidades básicas de saúde (UBS) Ailton Mendes (Posto Amarelo) e Venceslau Cardoso (Posto Azul), que ficam no distrito de São Cristóvão, além de outras 80 orientações via telefone e whatsapp para pacientes de diversos locais da cidade.

“Precisávamos garantir este acompanhamento aos bebês e vimos, neste método já difundido nos meios particulares, uma maneira de trabalhar a medicina preventiva no processo de desenvolvimento infantil”, frisou a secretária de Saúde, Raquel Cunher Vieira.

A expectativa da pasta de saúde e ofertar o serviço, em breve, também nas unidades básicas de saúde Dr. Mário Mussi, no distrito de São Cristóvão; Leocádio Ribeiro, na região central; e Pedro Toporoski, no bairro Vila Nova. “Estamos aguardando a chegada dos equipamentos para então poder ampliar este tipo de atendimento”, acrescentou a secretária.

Como funciona:

Os agendamentos são realizados pelas equipes das UBS. No caso da teleconsulta, em horário agendado os pais levam a criança à unidade para verificação de peso, estatura, perímetro cefálico e dados vitais.

Essas informações são repassadas pela equipe de enfermagem à pediatra pouco antes do início da consulta online. Os pais com o bebê ficam na sala de pediatria, onde está o computador, enquanto a médica em outro ambiente fora da UBS.

A pediatra lembra que boa parte da consulta de puericultura se baseia em tirar as dúvidas das mães referentes aos primeiros meses com o novo bebê em casa. “São informações sobre amamentação, esclarecimentos sobre cólicas, vômitos dos recém-nascidos, sono, períodos de choro, dentição, introdução alimentar, entre outras tantas dúvidas frequentes entre as mães”, observou.

Crianças com doenças agudas, com quadro de febre, por exemplo, não serão avaliadas por esse meio. A orientação, nesses casos, é que os pais busquem atendimento presencial nas próprias UBS, Pronto Atendimento 24 horas ou Centro de Triagem Municipal de Síndrome Gripal.