Notícias do Município de Três Barras

Representantes de Três Barras animam a Alesc mostrando cultura regional durante lançamento de frente parlamentar

Cultura
Representantes de Três Barras animam a Alesc mostrando cultura regional durante lançamento de frente parlamentar

Gestora de Cultura Viviane Bueno, deputada Luciane Carminatti e representantes do Município de Três Barras. Imagem: Divulgação.

A tarde desta quarta-feira (21) foi um pouco atípica na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). Com lançamento da frente parlamentar de apoio e incentivo a cultura, se viu um clima mais leve, colorido e com muita animação, contagiando a assembleia e fortalecendo os laços com ações, projetos e promovendo um grande ato pela cultura.

O intuito do evento é de realizar de forma conjunta e articulada a atuação no Estado, estimulando a cultura regional e reafirmando a necessidade de ações de políticas com relação à cultura, de forma a auxiliar o governo na aplicação dos recursos destinados ao setor.

A região do Planalto Norte não podia ficar de fora. Estiveram presentes no evento representantes dos municípios de Mafra e Três Barras, que apresentaram a vasta cultura regional com muita alegria e animação.

Viviane Bueno, gestora Cultural de Três Barras e presidente do colegiado de Cultura da Amplanorte destacou a importância da participação dos municípios da Amplanorte, “Nossa região apresenta uma cultura muito rica em todo seu território, tendo presente grande diversidade cultural nas etnias, na gastronomia, na música, na dança, no folclore, nas artes plásticas e visuais no patrimônio material e imaterial em toda sua construção histórica e cultural dentro também da região Caminhos do Contestado”, afirmou.

Para a coordenadora da frente parlamentar, deputada Paulinha (PDT), a frente vai além de apenas divulgar e incentivar as apresentações culturais, “Queremos ser o centro dos debates sobre as políticas culturais, ouvindo todos os segmentos da cultura, dar visibilidade aos artistas, fomentar e promover ações culturais e fortalecer os conselhos municipais de cultura e o conselho estadual” salientou a deputada.

Apesar das várias apresentações realizadas durante o lançamento da frente, o ponto alto do evento foi a excelente performance do artista e ator Agostinho Krysyszyszn, do município de Três Barras, que representou o Monge João Maria, um importante personagem de causos e lendas da região do Contestado.

Além da apresentação de Agostinho Krysyszyszn, os representantes da Amplanorte realizaram uma mostra da cultura Ucraniana, que foi peça chave na colonização e origem de muitos descendentes da região, os dois jovens tresbarrenses Estefany Jonko Corrêa e Cauã Fagundes, utilizaram vestes típicas para exibir a etnia Ucraniana.

 

Texto: Assessoria de Imprensa/ Amplanorte

 

Publicado por: Assessoria de comunicação em 22/08/2019

Veja algumas fotos desta notícia


Veja mais notícias


Encaminhe suas reclamações, denúncias, solicitações e sugestões.
Tire suas dúvidas. Acesse a ouvidoria Municipal