PUMA forma 217 estudantes de escolas municipais em Três Barras

Iniciado em setembro, o Programa Unidos pelo Meio Ambiente (PUMA) concluiu sua atuação com a formatura de 11 turmas dos 4° anos de escolas municipais de Três Barras.

A solenidade aconteceu na noite de quarta-feira (05), no ginásio de esportes Ione Cyríaco de Souza. Parceria entre a 3ª Companhia do 2° Batalhão de Polícia Militar Ambiental e o Governo do Município, por meio da secretaria de Educação, Cultura e Esporte, possibilitou a participação 217 crianças no projeto.

Até chegarem à formatura, os alunos participaram de dez encontros que combinou a teoria trabalhada em sala de aula com as práticas realizadas fora das escolas. Temas relacionados à atuação da própria PM Ambiental, fauna, flora, água, preservação e proteção ambiental marcaram as atividades.

As aulas ocorreram uma vez por semana e foram ministradas pelo major Christopher Froehner e pela sargento Rosilene Munhoz, com o apoio da professora Maria Cristiane dos Santos Hoinasky, coordenadora do projeto no município.

O esforço e dedicação dos estudantes foram reconhecidos pela PM Ambiental, durante a solenidade. Autores das melhores redações receberam medalhas. Já a aluna Angelina Bento dos Santos foi premiada com uma bicicleta, por ter sido autora da redação destaque.

Por não estar presente no evento, a entrega foi feita de maneira simbólica a professoras e a diretora da Extensão II da Escola Básica Municipal João Pacheco de Miranda Lima. Em nome dos demais formandos, o aluno Guilherme Willian Ningeleski firmou compromisso em adotar as práticas aprendidas durante o programa.

O cerimonial ainda teve a entrega simbólica de certificados a representantes de alunos e professores de cada uma das escolas participantes.

Prefeito Luiz Shimoguiri, em nome da Prefeitura de Três Barras; Antônio Tsunoda, pela secretaria de Educação; e Maria Cristiane dos Santos Hoinasky, pela coordenação local, receberam títulos de “Amigo do PUMA” por suas contribuições na implementação e desenvolvimento do programa no município.

O apoio incondicional que o PUMA teve nas escolas também rendeu homenagens a professores e, às diretoras, que receberam decorações confeccionadas a partir de gaiolas apreendidas em operações contra crimes ambientais.

Em seu discurso, prefeito Luiz Shimoguiri destacou a importância do programa por ensinar valores, além de incentivar a nova geração a influenciar às demais nas questões relacionadas à preservação ambiental. “Já evoluímos alguma coisa, mas ainda há muito que fazer. Por isso, vocês (alunos) terão um papel fundamental nesse processo”, observou.

A promotora de justiça da comarca de Canoinhas, Ana Paula Destri Pavan, lembrou que uma das funções institucionais do Ministério Público é, exatamente, a de proteger o meio ambiente. Na ocasião, ela também conclamou os formandos a difundir a defesa ambiental e a buscar o apoio das entidades, sempre que for necessário.

Já o comandante da PM Ambiental, major Christopher Froehner, disse que “rendia continência aos professores”, tão importantes no desenvolvimento do projeto. Sobre a experiência vivenciada nas escolas do município, afirmou que apesar da temática trabalhada ser ambiental, a proteção das crianças é uma das prioridades. “Vou carregá-los comigo por toda minha vida”, confessou.

Autoridades como o subtenente Lauro Antônio Dias Vieira, que no ato representou o diretor do Campo de Instrução Marechal Hermes; o subtenente Willian Carlos, comandante do Corpo de Bombeiros da cidade; e o 2° sargento Reginaldo Luiz Scheuer, comandante do Grupo da Polícia Militar de Três Barras, também compuseram a mesa principal.

Alunos premiados com medalhas

– Bryan Michel Mircoviz (E.R.M Cyríaco Felício de Souza)

– Fabiana Maria Warzyniaki (E.B.M Francisco Rocha)

– Isaias Rodrigues Ribeiro (E.B.M Guita Federmann)