Notícias do Município de Três Barras

Projeto “Horta Escolar” reúne 180 alunos da Extensão II no distrito de São Cristóvão

Educação
Projeto “Horta Escolar” reúne 180 alunos da Extensão II no distrito de São Cristóvão

Professor Vantuir e alunos trabalhando na horta da escola

Fazer com que as crianças criem hábitos sustentáveis e ecologicamente corretos são os principais objetivos do projeto “Horta na escola”, promovido desde o início deste ano com alunos dos primeiros e segundos anos do ensino fundamental da Extensão II da Escola João Pacheco de Miranda Lima, no distrito de São Cristóvão.

Conforme um dos responsáveis por trabalhar o projeto na escola, professor Vantuir Ronaldo Vieira, a iniciativa aproxima os 180 participantes de situações vividas no cotidiano através de ações que integram os conhecimentos adquiridos em sala de aula com a prática. Diariamente, um grupo de cinco estudantes fica responsável por desenvolver técnicas de plantio, fazer a limpeza dos canteiros e a proteção do solo, além de irrigar as plantas.

Na horta são cultivadas couve-flor, brócolis, beterraba, temperos e chás como hortelã e boldo. As hortaliças e vegetais produzidos servem de complemento na preparação da merenda escolar dos próprios alunos.

Além de promover a questão ambiental na escola, o projeto engloba a comunidade local como um todo. Segundo a diretora Jucimar Dobrochinski, a influência da horta não se restringe apenas à Extensão II, mas também aos pais e familiares das crianças. “Os alunos levam os ensinamentos para casa, servindo de multiplicadores daquilo que é repassado”, comenta.

Ainda de acordo com a diretora, o sucesso do projeto está relacionado à participação efetiva dos estudantes, à colaboração dos professores e funcionários da escola e, também, ao empenho e dedicação dos moradores do distrito que abraçaram a causa. “A nossa horta é uma realidade e foi construída a várias mãos. Só temos a agradecer a todos que, de alguma forma, nos ajudaram e continuam nos auxiliando”, finaliza.

O projeto conta com o respaldo da prefeitura de Três Barras, por meio da secretaria de Educação, Cultura e Esporte.

 

Publicado por: Assessoria de comunicação em 29/08/2017

Veja algumas fotos desta notícia


Veja mais notícias


Encaminhe suas reclamações, denúncias, solicitações e sugestões.
Tire suas dúvidas. Acesse a ouvidoria Municipal