Projeto “Horta Escolar” reúne 180 alunos da Extensão II no distrito de São Cristóvão

Fazer com que as crianças criem hábitos sustentáveis e ecologicamente corretos são os principais objetivos do projeto “Horta na escola”, promovido desde o início deste ano com alunos dos primeiros e segundos anos do ensino fundamental da Extensão II da Escola João Pacheco de Miranda Lima, no distrito de São Cristóvão.

Conforme um dos responsáveis por trabalhar o projeto na escola, professor Vantuir Ronaldo Vieira, a iniciativa aproxima os 180 participantes de situações vividas no cotidiano através de ações que integram os conhecimentos adquiridos em sala de aula com a prática. Diariamente, um grupo de cinco estudantes fica responsável por desenvolver técnicas de plantio, fazer a limpeza dos canteiros e a proteção do solo, além de irrigar as plantas.

Na horta são cultivadas couve-flor, brócolis, beterraba, temperos e chás como hortelã e boldo. As hortaliças e vegetais produzidos servem de complemento na preparação da merenda escolar dos próprios alunos.

Além de promover a questão ambiental na escola, o projeto engloba a comunidade local como um todo. Segundo a diretora Jucimar Dobrochinski, a influência da horta não se restringe apenas à Extensão II, mas também aos pais e familiares das crianças. “Os alunos levam os ensinamentos para casa, servindo de multiplicadores daquilo que é repassado”, comenta.

Ainda de acordo com a diretora, o sucesso do projeto está relacionado à participação efetiva dos estudantes, à colaboração dos professores e funcionários da escola e, também, ao empenho e dedicação dos moradores do distrito que abraçaram a causa. “A nossa horta é uma realidade e foi construída a várias mãos. Só temos a agradecer a todos que, de alguma forma, nos ajudaram e continuam nos auxiliando”, finaliza.

O projeto conta com o respaldo da prefeitura de Três Barras, por meio da secretaria de Educação, Cultura e Esporte.