Programa Municipal Antitabagismo inicia suas atividades no distrito de São Cristóvão

Saúde

Primeira reunião do grupo aconteceu na noite de terça-feira (03), na unidade básica de saúde Dr. Mário Mussi.

Parar de fumar é um desafio.  Mas, para muitos, assumir o compromisso público de largar o vício é uma forma de incentivo.

O Programa Municipal Antitabagismo, em Três Barras, tem nos últimos anos orientado e auxiliado os fumantes a ter mais chance de sucesso na luta contra o cigarro, a partir da ajuda de profissionais da área da saúde.

Além dos encontros que já aconteciam todas às terças-feiras pela manhã na Vigilância em Saúde Leocádio Ribeiro, no centro da cidade, o Governo do Município também abriu um novo grupo no distrito de São Cristóvão.

Formado apenas por mulheres, o novo grupo iniciou suas atividades na noite desta terça-feira (03) na unidade básica de saúde Dr. Mário Mussi.

Atendimento individual às nove participantes, feito por médico clínico geral, orientações prestadas por profissional de enfermagem e roda de conversa com a supervisão de psicóloga marcaram a primeira reunião.

Segundo informou a secretária de Saúde, Raquel Cunher Vieira, o programa consiste em quatro encontros mensais, um por semana. “Uma minoria, apenas, consegue parar de fumar sem receber ajuda profissional. Por isso que é fundamental o acompanhamento feito pela equipe multidisciplinar”, observou.

O programa é uma iniciativa conjunta entre a secretaria municipal de Saúde e a Vigilância Epidemiológica.

Quem ainda tem interesse, em participar dos grupos, pode procurar uma das unidades básicas de saúde e fazer sua inscrição durante esta semana.

Síntese:

Grupo: DISTRITO DE SÃO CRISTÓVÃO