Prevenção a situações emergenciais pauta ações realizadas com estudantes de escolas municipais

Buscando preparar o público infantil para situações emergenciais do dia a dia é que a Defesa Civil Municipal e o Corpo de Bombeiros de Três Barras promoveram, no decorrer dessa semana, ações educativas em duas escolas da rede municipal de ensino.

“Lembre, o acidente ocorre onde a prevenção falha” foi o tema central das atividades realizadas em comemoração à Semana de Prevenção e Consciência.

Uma das ações aconteceu na terça-feira (27), com alunos dos anos iniciais da Escola Básica Municipal Guita Federmann. Além de receber material informativo e assistir a uma apresentação de teatro de fantoches, a criançada participou de palestra ministrada pelo sargento Márcio Barbosa.

Prevenção de acidentes domésticos – como choques elétricos, queimaduras, intoxicação por medicação e risco de quedas -, além da prevenção em situações de desastres – como tempestades, descargas elétricas, inundações e incêndios – foram alguns dos assuntos abordados pelo bombeiro.

Já na quarta-feira (28), atividade semelhante reuniu estudantes da Escola Básica Municipal João Pacheco de Miranda Lima (Caic), no anfiteatro Vereador Milton Miguel, no distrito de São Cristóvão.

Colaboradora da iniciativa, a coordenadora municipal da Defesa Civil, Adrielle da Costa, destacou a importância de conscientizar as crianças, para que futuramente possam se tornar adultos conscientes e conhecedores de como devem agir em momentos de emergência. “Os cenários de risco ficam reduzidos e vidas são salvas quando há informação, ademais as comunidades tornam-se mais resilientes” frisa.

Para poder promover as atividades, a Defesa Civil Municipal teve o apoio do Corpo de Bombeiros, da secretaria de Educação, Cultura e Esporte e das direções das duas escolas.

Em caso de ocorrência, o munícipe pode entrar em contato com as centrais de emergência 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).