Prefeitura Três Barras registra quatro novos casos de covid-19 no município

Há quatro novas confirmações de covid-19 em Três Barras, que agora registra seis casos da doença em menos de duas semanas. Um desses pacientes já está curado.  A informação é da Prefeitura, por meio da secretaria de Saúde e da Vigilância Epidemiológica.

Quatro mulheres com 27, 38, 41 e 46 anos são os casos positivos mais recentes, conforme exames divulgados pelo laboratório Genolab. Com os resultados, a transmissão da doença já considerada comunitária no município.

Todas moram em Três Barras e trabalham como serventes em alojamentos mantidos por empresa terceirizada que atua nas obras de expansão da WestRock. Três casas ficam em Canoinhas e uma em Três Barras.

As mulheres apresentam bom estado de saúde e estão em casa. A Vigilância Epidemiológica rastreou os contatos das pacientes. Todos foram orientados a permanecer em isolamento domiciliar pelos próximos 14 dias. Quem apresentar sintomas deve entrar em contato com o setor de epidemiologia ou o Centro de Triagem Municipal de Síndrome Gripal.

A secretária de Saúde, Raquel Cunher Vieira, informa que as coletas de material foram realizadas pelo centro de triagem de Canoinhas. “Até por isso que o município de Três Barras não tinha registrado as mulheres entre os casos suspeitos na cidade”, explicou.

Diante dos novos casos, o prefeito Luiz Divonsir Shimoguiri pediu para que a população redobre os cuidados com a higienização pessoal e dos ambientes, e principalmente, use máscaras de proteção facial.

“As regras de convívio social precisam ser respeitadas, isso vale para as pessoas e estabelecimentos comerciais da cidade. Evitem aglomerações, mantenham o distanciamento mínimo e lavem com frequência as mãos com água e sabão ou com álcool em gel 70%”, lembrou.

O prefeito disse, ainda, que pode endurecer algumas regras e até suspender o funcionamento de algumas atividades econômicas caso surjam mais casos da doença nos próximos dias. “Se for para garantir a segurança e a saúde das pessoas, iremos sim tomar decisões mais drásticas. Por isso é que solicitamos o apoio da nossa população para que juntos possamos evitar a propagação”, observou.

Boletim

Nas últimas 24 horas, cinco pessoas procuraram o Centro de Triagem Municipal de Síndrome Gripal. O local já prestou 440 atendimentos médicos à população desde a sua abertura, em 21 de março.

A Vigilância Epidemiológica está monitorando 24 pessoas, das quais 18 que tiveram ou estão em contato direito com as mulheres que testaram positivo para covid-19.

O município registra, até o momento, seis pessoas infectadas pelo novo coronavírus, 12 casos descartados e um paciente curado.

O 54° Boletim Epidemiológico da Prefeitura de Três Barras foi divulgado às 14h deste sábado, 09.