Prefeitura e Epagri fecham parceria para o fortalecimento da piscicultura em Três Barras

Atividade crescente no País e importante alternativa para a geração de emprego e renda no campo, a piscicultura terá atenção especial do atual governo do município de Três Barras, por meio da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

Pensando no fortalecimento do ramo é que a prefeitura fechou parceria com a Epagri. Pelo acordo, o órgão ficará responsável pela motivação e aprimoramento da piscicultura no município, seja através de reuniões, encontros técnicos ou seminários com os produtores.

Tendo como base levantamento feito com 30 produtores rurais e potenciais futuros investidores no ramo, o engenheiro agrônomo do escritório local da Epagri, Juliano Oliveira, informa que a exploração dos empreendimentos de pesque pague é a principal atividade dentro da piscicultura no município, sendo encontrados em cinco propriedades. “Apesar de modestamente organizados, o faturamento comercial ultrapassou os R$ 300,8 mil no último ano”, comenta, ao lembrar que os dados foram solicitados pelo prefeito Luiz Shimoguiri.

Ainda de acordo com o levantamento, existem 12 piscicultores em atividade e 76 viveiros no município. A produção estimada é de 59,1 mil quilos ano, dos quais, 37,6 mil quilos são para comercialização.

Recentemente a Epagri reuniu os produtores de peixe para tratar de questões relacionadas à atividade e informações sobre a parceria com o município.

Prefeito Luiz Shimoguiri acredita que o crescimento da atividade beneficiará as áreas social e econômica do município. “É uma oportunidade para a geração de novos postos de trabalho e renda aos pequenos e médios produtores, inclusive, às pessoas de baixa renda”, ressalta, ao destacar a importância da parceria.

Segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, João Canani Júnior, a contrapartida da prefeitura será em duas frentes de ações.

Uma delas está no incentivo aos produtores via programa Porteira Adentro para a construção e adequação de tanques, viveiros e lagos para a criação de peixes. A outra na implementação de programa para aquisição de alevinos, onde a secretaria ficará responsável por intermediar o processo de compra e de entrega aos produtores a preços acessíveis.