Polícia Militar Ambiental e Prefeitura formam a 3ª turma de protetores ambientais em Três Barras

Após 120 horas de aulas teóricas e práticas, o Programa Protetor Ambiental (PROA) formou sua terceira turma em Três Barras.

Solenidade no Rancho Brasil, interior do Município, marcou a entrega de certificados aos 30 novos protetores ambientais na noite de terça-feira (12).

Desenvolvido pela 3ª Companhia do 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental, em parceria com o Governo de Três Barras, por meio da secretaria de Educação, Cultura e Esporte, o curso reuniu estudantes de 12 a 14 anos, maioria deles da Escola Básica Municipal Guita Federmann.

Iniciado em março e concluído no início deste mês, o curso abordou assuntos relacionados à Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, Ecologia, Gestão de Recursos Hídricos, de Resíduos, da Flora, Fauna e Unidades de Conservação, além de realizar atividades interdisciplinares.

Monitor do curso, o cabo Luís Mateus Moreschi disse que apesar das adversidades, a Polícia Militar Ambiental tem procurado orientar os jovens para um futuro ecologicamente correto. “Estamos preparando cidadãos cientes de suas responsabilidades com a comunidade, como também desenvolvendo futuras lideranças com capacidade de multiplicar os conhecimentos adquiridos em suas formações”, observou.

O fato de Três Barras ser o único Município em investir em educação ambiental, entre os 19 que ficam na área de circunscrição da 3ª Companhia do 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental, pautou o discurso do major Fernando Luiz Lopes. “Temos que a agradecer a Prefeitura e a Câmara de Vereadores pelo apoio irrestrito que dão a essa instituição e às ações que desenvolve junto à comunidade, principalmente à escolar que é o foco deste programa”, frisou o comandante.

No ato representando o prefeito Luiz Shimoguiri, secretário de Educação Antônio Tsunoda reiterou o compromisso do Município em continuar com a parceria.

Em seu discurso, Tsunoda também deixou uma mensagem aos formados. “Além de cuidar do meio ambiente e dos recursos naturais, o protetor ambiental deve exercer sua cidadania sem abrir mão de colocar em prática a aprendizagem oferecida durante o curso”.

Falando em nome da turma, o estudante Paulo Victor Walter firmou compromisso de adotar e defender os conhecimentos adquiridos junto ao PROA.

A Polícia Militar Ambiental ainda homenageou a protetora ambiental Thais Aparecida Narok, destaque durante o curso.

A Prefeitura de Três Barras, Câmara de Vereadores, a Escola Básica Municipal Guita Federmann, o secretário de Educação Antônio Tsunoda e o professor Otávio Hoinaski Filho também foram reconhecidos por suas dedicações à causa ambiental.

Novos Protetores Ambientais:

AMANDA RODRIGUES RIBEIRO PADILHA DE LIMA