Peça teatral “O Contestado” supera as expectativas da organização e público em Três Barras

O cotidiano, hábitos e costumes dos moradores locais entre os anos de 1912 e 1916 foram retratados pela peça teatral “O Contestado”, que esteve em cartaz em única apresentação em Três Barras na noite de sábado (23).

Sob a direção de Lício Ferreira, a encenação buscou contextualizar o público para uma nova visão da Guerra do Contestado, a qual vitimou milhares de pessoas, especialmente crianças.

Para Viviane Bueno, gestora de Cultura do Município, o espetáculo agradou a organização e, principalmente, quem foi ao anfiteatro Prefeito José Felício de Souza (auditório das secretarias de Saúde e Educação). “Os atores se superam a cada apresentação e isso é notório nas falas e cenas que parecem muito reais. Tivemos um público que gosta de arte e de cultura e que, com toda certeza, gostou muito do que assistiu”, observou.

A peça também fez referência a um dos monges morto em batalha, à política e as velhas promessas de desenvolvimento regional e também à construção da estrada de ferro.

O texto da peça foi baseado na obra de Romário Borelli e revelou a história do conflito, um dos mais sangrentos do país, em meio ao espetáculo. Apesar de a entrada ser gratuita, o público contribuiu com caixas de leite que agora serão doadas à Fundação Hospitalar de Três Barras.

Secretário de Educação, Cultura e Esporte, Antônio Tsunoda, e a vereadora Carla Shimoguiri prestigiaram a apresentação.