Palestra sobre “Amamentação” marca atividade com gestantes no distrito de São Cristóvão

As gestantes assistidas pela Estratégia Saúde da Família (ESF) 006, no distrito de São Cristóvão, participaram de palestra na tarde de quinta-feira (12) sobre o tema “Amamentação”. O encontro aconteceu na Unidade Básica de Saúde Ailton Mendes (Posto Amarelo).

A ação fez parte da programação do projeto Unidade Móvel Sesc Saúde da Mulher, que prevê cerca de dois mil atendimentos de educação em saúde às mais diversas faixas etárias até a metade do mês de setembro.

A atividade foi uma parceria do Governo de Três Barras, por meio da secretaria municipal de Saúde, com o Serviço Social do Comércio (Sesc), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio/SC), e o Sindicato do Comércio Varejista de Canoinhas (Sindilojas).

A educadora em saúde Marina Borges Gonçalves foi quem ministrou a palestra, com a participação da enfermeira Cristiane Hoffmann Lechinheski, responsável pela unidade básica de saúde. “Abriu-se espaço, inclusive, para o esclarecimento de dúvidas e o compartilhamento de experiências vividas pelas participantes”, comenta a enfermeira, ao lembrar que após a conversa, também houve o sorteio de brindes entre as gestantes.

Pelo projeto Unidade Móvel Sesc Saúde da Mulher está garantido, ainda, dois mil exames gratuitos às mulheres tresbarrenses.

Serão mil mamografias às mulheres com faixa etária entre 50 a 69 anos e outros mil preventivos (papanicolau) para quem tiver, prioritariamente, 25 a 64 anos de idade.

Os exames estão sendo feitos por uma técnica de radiologia e duas enfermeiras, todas profissionais do Sesc. Os atendimentos se estenderão por 60 dias, de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 17h. O caminhão está instalado em frente ao anfiteatro Vereador Milton Miguel, no distrito de São Cristóvão.

A mulher interessada em participar do projeto deve procurar a unidade básica de saúde mais próxima de sua casa para, então, fazer o agendamento do procedimento.