“Outubro Rosa” movimenta unidades de saúde no São Cristóvão

“Outubro Rosa” movimenta unidades de saúde no São Cristóvão

Mulheres receberam atendimentos diferenciados nas unidades de saúde do distrito

Movimento que objetiva mobilizar a sociedade para a necessidade de prevenção do câncer de mama, o Outubro Rosa está com diversas ações em andamento no município de Três Barras, por meio de suas equipes de atenção básica em saúde.

A mobilização conta com o respaldo da prefeitura, por intermédio da secretaria de Saúde.

Duas unidades básicas de saúde (UBS) do distrito de São Cristóvão deram o pontapé inicial às programações diferenciadas, que durante este mês serão realizadas junto ao público feminino da cidade e do interior.

Mais de 90 mulheres passaram pela UBS Dr. Mário Mussi no sábado (07). Das 08h às 17h foram realizados 55 testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. A programação também contou com consultas médicas, coletas de exames preventivos, atualização de vacinas, alongamento com a supervisão de fisioterapeuta e orientações sobre o autoexame de mamas. “Lembramos a todas, que procuraram os atendimentos, que o diagnóstico precoce é a melhor forma de combater a doença”, informa a enfermeira Thaís Platner.

Semana Rosa

Desde sábado (07), a equipe da UBS Ailton Mendes (Posto Amarelo) está oferecendo serviços de saúde ao público feminino, além de atendimentos específicos às crianças e adolescentes residentes na área de abrangência da Estratégia Saúde da Família (ESF) 006.

Cerca de 60 mulheres, até o momento, já fizeram a solicitação de exames de mamografia, a coleta de exames preventivos e a realização de testes rápidos, receberam orientações e participaram de atividades físicas sob a supervisão de fisioterapeuta.

No sábado, ainda, houve exposição de trabalhos feitos pelos pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), limpezas de pele e serviços de manicure, além de vacinação contra o HPV para meninas 09 a 14 anos e meninos de 11 a 13 anos.

Fora as ações direcionadas às mulheres, a equipe realizou na terça-feira (10), a avaliação de peso e altura de 155 crianças de 0 a 5 anos de idade. No local, os pequenos foram recebidos por palhaços, ouviram músicas infantis, assistiram a vídeos, tiveram os rostos pintados e receberam lembrancinhas.

A programação na UBS prossegue até esta quarta-feira (11), inclusive com palestra sobre “Saúde da mulher gestante”, que será ministrada pelo médico Marcos Okada.

Agenda de ações nas demais UBS

Unidade de Saúde 004 – Posto Azul (Distrito de São Cristóvão)

Dia 20/10 (Sexta-feira) – das 09h às 16h

- Orientações sobre autoexame de mamas;

- Realização de testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C;

Unidade Básica de Saúde Pedro Toporoski – (bairro Vila Nova)

Dia 21/10 (Sábado) – das 09h às 16h

- Orientações sobre autoexame de mamas;

- Realização de testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C.

Unidades Básicas de Saúde do Interior (Km 06, Campininha e São João dos Cavalheiros)

Dia 21/10 (Sábado) – das 09h às 16h

- Palestra com o enfermeiro Cleverson;

- Orientações nutricionais;

- Orientações sobre atividades físicas com professor da área;

- Orientações sobe autoexame de mamas.

Unidade Básica de Saúde José Sawinski (bairro João Paulo II)

Dia 25/10 (Quarta-feira) – das 09h às 11h30 e das 13h30 às 20h

- Consultas médicas voltadas à saúde da mulher;

- Vacinação;

- Avaliações odontológicas;

- Orientações sobre autoexame de mamas.

Unidade Central de Saúde/ ESF 007

Dia 21/10 (Sábado) – das 09h às 17h

- Realização de testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C;

- Solicitação de exames de mamografia (faixa etária de 50 a 69 anos de idade).

Publicado por: Assessoria de comunicação em 11/10/2017