NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE A AUSÊNCIA DO MÉDICO PLANTONISTA NO PRONTO ATENDIMENTO MUNICIPAL

A FUNDAÇÃO HOSPITALAR DE TRÊS BARRAS (FHTB), atenta ao acontecido no Pronto Atendimento – PA na madrugada do dia 09/07/2020, vem a público prestar os esclarecimentos necessários.

Após reclamação ao Ministério Público pela empresa que prestava serviços médicos no PA, baseada numa “suposta” sua substituição, a FHTB foi orientada a realizar processo de licitação para firmar a contratação. Promovido o processo, após todos os trâmites legais de publicidade e disputa de preços, foi declarada vencedora a empresa, HelpMed, sediada em Curitiba – PR, que assumiu as atividades em 01/07/2020.

A subordinação dos médicos e coordenação dos serviços no PA, portanto, são de responsabilidade direta da empresa HelpMed que, em razão dos fatos referidos, foi notificada para questionar a atitude do médico e manifestar a defesa que julgar necessária. Após este procedimento, que deve respeitar os prazos legais, os fatos serão analisados pela FHTB para que, então, sejam tomadas as medidas legais cabíveis, segundo os termos do Edital de Licitação e do Contrato de Prestação de Serviços.

Na mesma esteira, a FHTB questionará e atuará em relação à Equipe de Enfermagem do PA que, no mesmo fato, não tomou os cuidados necessários e evidentes para comunicar a Direção do Hospital e ou o quadro clínico do Hospital para convocar outro profissional para suprir a ausência naquele momento.

Ciente de que ocorreu um fato que merece apuração, inclusive que serve de aprendizado para evitar situações futuras, prontifica-se a Fundação Hospitalar em agir da forma que a legislação exige e permite.

 

ANDERSON STOKLOSKI                   LUCIANE TIZATTO WEINFURTER

         Presidente                                  Diretora Administrativa

Rolar para cima