Museu de Três Barras tem acervo fixo de 343 peças e é aberto de segunda a sexta-feira

Ótima opção de lazer e conhecimento aos munícipes e turistas que visitam a cidade, o Museu do Patrimônio Histórico de Três Barras tem um acervo fixo de 343 peças, todas originárias de doações.

São objetos, fotos, documentos e outras curiosidades que remetem à história do Município, da Railway Southern Brazil Lumber and Colonization Company, Estrada de Ferro São Paulo/Rio Grande do Sul e Guerra do Contestado.

Criado em 30 de outubro de 1980 através da Lei Municipal n°591, o Museu encontra-se instalado no prédio da antiga Estação da Rede Ferroviária Federal S.A (RFF/SA), sendo mantido pela Prefeitura, por meio da secretaria de Educação, Cultura e Esporte.

Aberto ao público de segunda à sexta-feira das 08h às 12h e das 13h10 às 17h, o espaço teve 324 visitas registradas em 2018. Neste ano o local já recebeu 223 pessoas, grande parte estudantes universitários e de escolas municipais e estaduais da cidade e da região.

Quem chega ao Museu logo se depara com uma de suas principais relíquias: o Chaleirinha, trem movido a vapor do ano de 1913, era usado pela Lumber no transporte de madeira beneficiada, da serraria aos pontos de empilhamento.

Na época, além dele existiam apenas outros dois exemplares semelhantes, o que reforça a importância histórica do modelo em exposição, em Três Barras.

O agendamento de visitas em grupo aos sábados e feriados pode ser feito através do fone (47) 3623 – 1137, com o turismólogo Carlos Eduardo Fiolek, responsável pelo Museu e por acompanhar e prestar informações ao público, como também contextualizar cada peça do acervo com a história.