Município tem projetos de saneamento básico aprovados pela Funasa

Município tem projetos de saneamento básico aprovados pela Funasa

Obras de saneamento básico estão orçadas em mais de R$ 42,2 milhões. (Imagem ilustrativa)

Os projetos básico e executivo para a implantação do esgotamento sanitário no município de Três Barras estão aprovados pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), órgão ligado ao Ministério da Saúde e que atua no sentido promover o saneamento básico à população.

A informação é do diretor executivo do Serviço Autônomo Municipal de Água e Saneamento Ambiental (Samasa), Ernani Wogeinaki, que nesta quarta-feira (04) esteve em Florianópolis onde participou de reunião na superintendência estadual da Funasa.

Em junho, o diretor havia protocolado ofício junto ao órgão no qual solicitava a inclusão do convênio que permite a implantação do saneamento básico. “Agora, recebemos a notícia de que os trâmites estão bem adiantados, pendentes apenas ajustes na planilha orçamentária”, comenta.

Orçada em mais de R$ 42,2 milhões, a obra deve contemplar o centro e os bairros da sede do município, além dos moradores do distrito de São Cristóvão.

Apesar do aceno positivo por parte da Funasa, Wogeinaki lembra que o próximo passo é a obtenção dos recursos junto ao Governo Federal.

Fora Três Barras, outros 14 municípios catarinenses tiveram os projetos concluídos e estão no aguardo da liberação de verbas. “Depois de Guaramirim, cujo orçamento para as obras estão em R$ 52 milhões, o nosso município é que deve receber a maior injeção de investimentos para o saneamento básico”, garante.

Nesta quinta-feira (05) o diretor do Samasa se reuniu com o prefeito Luiz Shimoguiri para realizar tratativas. Ficou definido, no encontro, que em breve ambos irão à Brasília para participar de audiência com o presidente da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), senador catarinense Dário Berger (PMDB).

A visita, segundo Wogeinaki, tem o objetivo de pedir apoio e convencê-lo sobre a importância da obra aos moradores locais. “Solicitaremos para que o próprio senador interceda junto ao Governo Federal, no sentido de dar celeridade ao processo de destinação dos recursos”, explica.

Elaborados pela Empresa MPB Saneamento Ltda, através de contrato firmado com a Funasa, os projetos de saneamento básico são direcionados também a Botuverá, Coronel Martins, Guaramirim, Irineópolis, Laurentino, Maracajá, Palmitos, Pinheiro Preto, Ponte Serrada, Rio do Oeste, Rio dos Cedros, Treviso, Treze Tílias e Vargem Bonita. É de R$ 244,7 milhões o valor orçado para a execução das obras em todos os municípios.

Publicado por: Assessoria de comunicação em 05/10/2017