Notícias do Município de Três Barras

Município de Três Barras terá orientações e caminhada alusivas ao Dia Mundial do Diabetes

Saúde
Município de Três Barras terá orientações e caminhada alusivas ao Dia Mundial do Diabetes


A Semana do Dia Mundial do Diabetes, que acontece em 14 de novembro, será marcada por atividades no Município de Três Barras.

A importância da prevenção, os riscos e os cuidados que os pacientes devem tomar com a doença estarão em pauta já em duas ações que acontecem um dia antes, na quarta-feira (13).

Às 09h o evento reunirá, no anfiteatro vereador Milton Miguel, diabéticos insulinodependentes residentes no distrito de São Cristóvão e que são assistidos por programa municipal.

Já os pacientes que moram na sede do Município e no interior participam do encontro que inicia às 14h, no auditório da secretaria de Saúde.

Neste dia serão repassadas orientações sobre o uso correto da insulina e suas complicações, como também haverá treinamento sobre a utilização do novo monitor de glicemia adquirido pelo Governo do Município. Atualmente, o programa municipal de assistência aos diabéticos possui 124 pacientes cadastrados.

Profissionais de enfermagem, agentes de saúde, farmacêuticos e atendentes de farmácia estarão envolvidos na iniciativa, que conta com a coordenação de Daniela Evers Weinfurter, responsável pela assistência farmacêutica na saúde pública municipal.

 

Caminhada

Com o uso de cartazes, faixas, banners e outros materiais alusivos à campanha é que o Lions Clube de Três Barras pretende alertar a população sobre os riscos da doença, durante a Caminhada de Sensibilização para o Diabetes.

A mobilização, que conta com o apoio do Governo do Município, por meio da secretaria de Saúde, está agendada para as 09h do dia 14 de novembro, quinta-feira, com saída em frente ao ginásio de esportes Ione Cyríaco de Souza e chegada ao Museu Municipal.

Os organizadores pedem que os participantes estejam usando roupas no tom azul, cor que simboliza a campanha.

Ao destacar a importância das ações a serem realizadas no Município, secretária de Saúde Raquel Cunher Vieira lembra que a diabetes é uma das doenças que mais acomete pessoas no mundo. “É silenciosa e por isso precisamos acionar o alerta”, frisou.

A preocupação da secretária é fundamentada em dados da Federação Internacional do Diabetes, que apontam quase 12,5 milhões de diabéticos no Brasil. A estimativa é que a doença atinja, até 2045, 629 milhões de pessoas no mundo.

Pesquisa do Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que de 2008 a 2018 o diagnóstico do diabetes cresceu 24% entre brasileiros com 18 anos ou mais. O número saiu de 6,2% para 7,7%.

Entre mulheres, a prevalência da doença é maior: atinge 8,1% da população feminina, contra 7,1% dos homens. O envelhecimento também aumenta a prevalência, dos 45 aos 54 anos é de quase 10%, índice que salta para 23% aos 65 anos ou mais.

Publicado por: Assessoria de comunicação em 06/11/2019

Veja mais notícias


Encaminhe suas reclamações, denúncias, solicitações e sugestões.
Tire suas dúvidas. Acesse a ouvidoria Municipal