Mil kits de saúde bucal são entregues para alunos de escolas municipais

Como forma de incentivar hábitos de higiene bucal e reduzir a incidência de cárie dental, o Governo de Três Barras está colocando em prática uma nova ação educativa junto às escolas da rede municipal de ensino.

Uma parceria das secretarias de Educação e Saúde, o programa “Dentição Saudável” vai atender especificamente alunos do 1° ao 5° anos do ensino fundamental. Cerca de mil kits de saúde bucal começaram a ser entregues nas escolas da cidade e do interior, na última sexta-feira (14).

Cada kit é composto por estojo, escova, fio e pasta dental, além de um manual com informações objetivas sobre técnicas de escovação. O programa será trabalhado pelos próprios professores e terá a participação e acompanhamento de profissionais de saúde.

A iniciativa é uma complementação do programa “Flúor na escola, criança feliz”, que desde o começo deste ano vem sendo realizado com estudantes de seis a 11 anos das escolas municipais.

Além de incentivar a aplicação correta do flúor com momentos de bochecho semanais, o programa conta com avaliações odontológicas por dentistas da saúde pública municipal e palestras sobre técnicas de escovação.

De acordo com as secretarias envolvidas, os projetos priorizam a prevenção para a saúde bucal, estimulam hábitos saudáveis e elevam a qualidade de vida das pessoas, até mesmo pelo fato de as crianças se tornarem multiplicadoras da ideia para fora dos muros escolares.