Mais de 700 pacientes serão atendidos por mutirão de cirurgias eletivas e exames

Excelente notícia para quem está na fila de espera por procedimentos cirúrgicos e exames de média e alta complexidade. A partir de abril, o município de Três Barras retoma com o mutirão de cirurgias eletivas e de liberação de exames médicos via Sistema Único de Saúde (SUS).

O Governo do Município, por meio da secretaria de Saúde, já assinou convênios com os hospitais Félix da Costa Gomes (Três Barras) e São Vicente de Paula (Mafra), como também com o consórcio intermunicipal Cisamurc.

Cerca de 210 pacientes serão submetidos a cirurgias eletivas nas áreas de urologia, ortopedia, geral, ginecologia, neurocirurgia, otorrino, vascular e outras. Outras 494 pessoas serão atendidas com exames de tomografia, ressonância, colonoscopia, endoscopia digestiva, teste de esforço, ecocardiograma, ecodoppler venoso/ arterial e cintilografia.

O investimento só com a liberação de exames é superior a R$ 113 mil. Os valores são originários de recursos próprios do município e também de emenda parlamentar. A expectativa é que os procedimentos sejam concluídos num prazo de até quatro meses.

Além de atender grande parte da demanda represada, a secretária de Saúde Raquel Cunher Vieira afirma que o mutirão deve diminuir significativamente a fila de espera em várias especialidades. “É um avanço, tendo em vista de que muitos pacientes estão aguardando por procedimentos há mais de três anos”, explica.

O critério para a realização dos procedimentos será a data de entrada na fila. Em breve a secretaria de Saúde entrará em contato com os pacientes, a fim de informá-los sobre o agendamento das consultas do pré – operatório e datas das cirurgias e da realização dos exames.

De acordo com o prefeito Luiz Shimoguiri, a medida consta no plano de governo da atual administração e visa atender a população de forma mais rápida e humanizada. “Estamos colocando em prática um compromisso firmado, buscando assim a melhora contínua dos serviços públicos de saúde oferecidos à nossa gente”, ressalta.

 

CIRURGIAS ELETIVAS

 

Hospital São Vicente de Paula (Mafra)

ESPECIALIDADE

QUANTIDADE

Urologia

08

Ortopedia

16

Cirurgia Geral

16

Ginecologia

04

Neurocirurgia

01

TOTAL

45

 

Hospital Félix da Costa Gomes (Três Barras)

ESPECIALIDADE

QUANTIDADE

Ortopedia

06

Cirurgia Geral

126

Otorrinolaringologia

22

Vascular

06

Ginecologia

05

TOTAL

165

 

EXAMES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE

ESPECIALIDADE

QUANTIDADE

Teste de Esforço

17

Ecocardiograma

15

Endoscopia

105

Cintilografia Renal

05

Cintilografia

02

Colonoscopia

30

Ressonâncias

118

Tomografias

182

Ecodoppler Venoso/ Arterial

10

Densitometria Óssea

10

TOTAL

494

 

Rolar para cima