Lions Clube e Curso de Optometria promovem exames visuais na escola Guita Federmann

Focados em promover a prevenção e reabilitação visual e ocular de pessoas da comunidade, o Lions Clube de Três Barras e o Curso de Optometria da Universidade do Contestado (UnC) Canoinhas realizaram, nesta quarta-feira (20), triagens de acuidade visual com alunos e professores da Escola Básica Municipal Guita Federmann.

A atividade foi desenvolvida por acadêmicos e professores na disciplina de Estágio Supervisionado III (final). Exames tais como o de fundo de olho (oftalmoscopia), de estrabismo (desvio de olho), retinoscopia (que analisa o reflexo de luz na retina), entre outros, foram oferecidos aos pacientes.

De acordo com professor Paulo Bohaienko, os pacientes que apresentaram problemas refrativos e alterações visuais serão encaminhados para atendimento gratuito na Clínica Universitária de Saúde Visual, em Canoinhas, para que possam realizar terapia ou correções indicadas. “É uma prática comum, no curso, promover esses tipos de triagens nas escolas da região”, informou.

Levando em consideração o fato de que muitos problemas de visão passam despercebidos pelos pais ou, até mesmo pelos alunos, os associados do Lions Clube afirmaram que pretendem levar os testes para as demais escolas do município.

O evento teve o respaldo da prefeitura de Três Barras, por meio da secretaria de Educação, Cultura e Esporte.