Lideranças setoriais participam de encontro para a elaboração do PEDEM

Ação do programa Cidade Empreendedora, promovido pelo Governo de Três Barras em parceria com o Sebrae/SC, o Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico (PEDEM) cumpriu nova etapa de trabalho na noite de terça-feira (26), com a realização de debate que reuniu lideranças dos setores agropecuário, da indústria e do comércio e serviços, responsáveis por movimentar a economia local.

No encontro ministrado pelo consultor credenciado Daniel Marques Lucena, os participantes foram divididos em grupos temáticos de acordo com o segmento em que atuam, a fim de levantar, analisar e apresentar os pontos fortes e fracos, além das ameaças e oportunidades que podem influenciar no processo de desenvolvimento econômico da cidade para os próximos anos.

Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Abrahão Mussi, diz que é a partir destes diagnósticos que o PEDEM será elaborado e colocado em prática pela administração municipal.

No entanto, segundo ele, as reais necessidades do município só serão retratadas no documento, caso haja uma participação maior de lideranças setoriais e da sociedade nos novos encontros. “O sucesso do PEDEM e da correta tomada de decisões, por parte do poder público municipal, estão diretamente ligados à participação de todos”, relaciona.

Prefeito Luiz Shimoguiri e demais representantes do poder público municipal também acompanharam as discussões.

O trabalho de construção do PEDEM prossegue nos próximos meses, com a realização de debates e reuniões, oportunidades em que os grupos discutirão suas prioridades por segmento econômico.

O agente de desenvolvimento da Sala do Empreendedor, Rafael Voigt, lembra que o PEDEM começou a ser discutido com a apresentação do levantamento “Três Barras em Números”, no mês de março, e teve sequência em junho com visitas técnicas a empresas e instituições da cidade.

O fortalecimento do comércio local, a qualificação de mão de obra para o mercado de trabalho por meio de cursos técnicos, melhorias na infraestrutura urbana, a agregação de valor à produção do campo e a geração de novos postos de trabalho foram algumas das prioridades identificadas nos encontros já realizados.