Kits de alimentos e limpeza atendem estudantes e famílias carentes em Três Barras

Mesmo com a suspensão das aulas, a segurança alimentar dos estudantes vem sendo garantida pela Prefeitura de Três Barras.

Uma das medidas de enfrentamento ao novo coronavírus, colocadas em prática já nos primeiros dias da pandemia, assegurou kits de alimentos a famílias de alunos de escolas e creches municipais.

Num primeiro momento foram contemplados pais e mães que trabalham como autônomos, e também aquelas famílias que não são cadastradas em programas sociais do município e do governo federal.

A Prefeitura auxiliou essas pessoas utilizando gêneros alimentícios destinados à merenda escolar e que estavam estocados nas escolas. Foram distribuídos 300 kits emergenciais de alimentação escolar.

Nesta semana começou uma nova fase de entrega de alimentos, desta vez contemplando os três mil estudantes da rede municipal de ensino. Os kits irão garantir alimentação enquanto as crianças realizam as atividades escolares em casa na próxima quinzena.

A secretaria de Educação informa que está fazendo a aquisição de novo lote de produtos da merenda escolar. Esses mantimentos serão entregues aos estudantes na metade do mês de maio e, também, utilizados para suprir a demanda pelos próximos dois meses.  “Se aulas retornarem em junho, usaremos na alimentação escolar. Caso contrário, continuaremos com a distribuição quinzenal”, explicou a secretária Mona Dequech Denk.

Kits de limpeza

Já que a recomendação dos órgãos de saúde é redobrar a higienização pessoal e dos ambientes para evitar o contágio com a Covid-19, a Prefeitura de Três Barras está disponibilizando dois mil kits de limpeza às famílias carentes do município.

Cada kit conta dois frascos de água sanitária, dois de detergente e três pedras de sabão. A distribuição começou na semana passada e deve prosseguir pelos próximos dias. Além dos produtos, cada família está recebendo três máscaras de tecido.

Recentemente o município fez a compra de 20 mil unidades feitas de pano e de outras 26 mil máscaras cirúrgicas.

Costureiras voluntárias, lideradas pelo Lions Clube Três Barras; e funcionários da secretaria de Saúde, do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), da secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda, do Centro de Referência e Assistência Social (Cras), do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e dos grupos da Melhor Idade e dos Clubes de Mães, têm atuado na confecção dos acessórios e doado toda a produção ao município.