Governo de Três Barras e Sebrae inauguram Sala do Empreendedor

Visando aproximar os empresários às soluções, melhorar a gestão e a competitividade dos negócios e oferecer consultoria e acompanhamento técnico aos potenciais futuros empreendedores, é que o Governo de Três Barras inaugurou, na manhã desta terça-feira (27), a Sala do Empreendedor.

Tendo o suporte do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae/SC), o espaço passa a funcionar no segundo piso do antigo prédio da Câmara de Vereadores, no centro da cidade, com a missão de fomentar a cultura do empreendedorismo no município.

O micro e pequeno empresário que pretende, por exemplo, comercializar seus produtos com a prefeitura, terá nos agentes de desenvolvimento treinados pelo Sebrae importantes parceiros na busca pela desburocratização de trâmites legais.

Informações e orientações sobre negócios e o processo de registro e legalização de novas empresas também poderão ser buscadas junto aos agentes, tudo de forma gratuita.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Abrahão Mussi, a parceria entre o município e o Sebrae tem o objetivo de preparar Três Barras para o futuro, começando pelo o incentivo ao empreendedorismo. “E a Sala do Empreendedor é uma pequena parte, desse projeto maior, mas que será de suma importância por trazer conhecimento, oferecer oportunidades e prestar consultoria aos empresários e potenciais empreendedores”, disse, durante o ato inaugural.

O coordenador regional do Sebrae/SC, Jaime Arcino Júnior, lembrou que a Sala do Empreendedor é uma das propostas colocadas em prática pelo Programa Cidade Empreendedora, lançado oficialmente no município no ano passado.

Segundo ele, as soluções que nortearão o programa nas próximas etapas levam em consideração dados estatísticos sobre diversos aspectos do município e que, inclusive, essas informações foram usadas na estruturação e organização do espaço e na capacitação dos agentes.  “Para fazer a mudança, todas nossas ações tem que estar integradas”, garantiu.

Na opinião do prefeito Luiz Shimoguiri, o município dá um importante passo na busca pelo desenvolvimento econômico sustentável, tendo o respaldo de uma entidade reconhecida internacionalmente por contar com profissionais especializados. “A semente está plantada”, afirmou, ao enfatizar a importância do engajamento de todos para o sucesso do programa.

Com base nas prioridades elencadas por liderança e representantes de entidades de classe durante a reunião de construção do Plano de Desenvolvimento Econômico do Município (Pedem), na noite anterior, Shimoguiri confirmou a intenção do Governo do Município de investir e buscar parcerias para a realização de cursos técnicos para melhor preparar os jovens para o mercado de trabalho.

A solenidade de inauguração foi acompanhada por lideranças políticas locais, servidores públicos municipais e representantes de diversos segmentos da sociedade. A Sala do Empreendedor conta com dois ambientes, sendo um para atendimento ao público e, outro, para a realização de reuniões, debates e minicursos. Dois agentes de desenvolvimento irão atuar junto aos empresários e futuros empreendedores.

Serviços disponíveis

– Informações para abertura de empresas;

– Formalização de microempreendedores individuais;

– Emissão de guias diversas;

– Auxílio para emissão de notas fiscais;

– Apoio, divulgação e incentivo para a participação das micro e pequenas empresas do município nas compras governamentais;

– Orientação e auxílio na parte burocrática e documental para processos licitatórios;

– Cursos, capacitações e consultorias.

Três Barras em números

Umas das ações previstas no âmbito do programa Cidade Empreendedora, o “Três Barras em números” é um estudo realizado por consultores do Sebrae e que contem diversos aspectos do município.

O levantamento traz dados gerais (história e geografia), populacional, mercadológicos, sociais, econômicos e de infraestrutura, e os compara com cidades do Estado com as mesmas características.

Será este estudo, segundo o consultor Daniel Marques Lucena, que norteará o Sebrae na apresentação de soluções para os eixos estratégicos ligados à agropecuária, indústria, comércio e serviços, a partir dos problemas verificados no atual cenário do município.

Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Abrahão Mussi, o planejamento e a evolução do município nas áreas definidas como prioritárias estão diretamente relacionados às estatísticas contidas no documento. “É um raio-x que auxiliará o poder público municipal na tomada de decisões”, observa.

O coordenador regional do Sebrae-SC, Jaime Arcino Júnior, fez a entrega de exemplares impressos do material ao prefeito Luiz Shimoguiri e ao secretário Abrahão Mussi. Ainda nesta semana, o estudo será disponibilizado para consulta online através do site da prefeitura.