Gestantes e puérperas participam de palestra sobre os benefícios do leite materno para os bebês

A importância da amamentação na primeira fase da vida e para a saúde da criança, assim como para a criação de um elo de amor entre a mãe e o bebê, foram assuntos que pautaram palestra com gestantes e puérperas do Município de Três Barras.

Ministrada pela enfermeira obstetra da Fundação Hospitalar de Três Barras, Eva Odovane Emery, a palestra alusiva à campanha “Agosto Dourado” abordou o tema central “Empoderar mães e pais: Favorecer a amamentação”. O evento aconteceu na tarde de segunda-feira (19).

Através de um bate papo descontraído e interativo, o público pôde questionar, esclarecer dúvidas e desvendar “mitos” sobre a pega certa do bebê na mama e as maneiras de amamentação. “Amamentar é um desafio que a mãe consegue superar”, destacou a enfermeira.

Segundo a palestrante, nada substitui o leite materno nos primeiros meses de vida do recém-nascido. “Há mulheres que preferem dar chazinho para os seus filhos. Porém, mal sabem elas que o leite materno possui todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento intelectual e físico. Não existe nenhum substituto para o aleitamento materno”, garantiu.

De acordo com a Federação Brasileira das Associações em Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), por meio de publicações na revista Femina e no portal ELA, menos de 40% das crianças de até seis meses recebem o leite materno como alimento exclusivo.

Após a palestra foram sorteados brindes, como toalhinhas e produtos de uso pessoal às participantes. Também foi servido um coffee break com frutas e sanduíches naturais.

O evento foi uma realização do Governo do Município, por meio da secretaria de Saúde, em parceria com a Maternidade da Fundação Hospitalar de Três Barras e unidades básicas de saúde da cidade e interior.

 

Rolar para cima